O ingresso no ensino superior marca a vida do indivíduo, representando confirmação do alcance de meta pessoal e oportunidade de novas experiências. O convívio na sociedade de consumo desperta para o uso de drogas psicoativas, lícitas ou ilícitas. Na história da humanidade a utilização de drogas psicoativas, por parte de estudantes universitários, configura grave problema de saúde pública. A presente intervenção teve por objetivo relatar a experiência de extensionistas na condução do projeto Promoção de Ambientes 100% Livres de Fatores que Conduzem a Dependência Química. Foi utilizada metodologia ativa na realização da presente intervenção quanto ao uso indevido de drogas em instituição pública de ensino superior do Estado da Paraíba. As intervenções foram realizadas semanalmente, o público alvo eram estudantes universitários que participavam das palestras e rodas de discussões acerca dos desafios na contemporaneidade quanto ao uso indevido de drogas. Os resultados preliminares são satisfatórios, os universitários demonstraram entusiasmo em multiplicar as informações como forma de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas. A intervenção universitária provocou reflexão dos universitários e fortaleceu o entendimento da necessidade de ir além do ensinar. Relatar experiências é uma forma satisfatória de despertar novos pensamentos em universitários.