Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 393
A AVALIAÇÃO DO PERFIL FÉRRICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO CENTRO HEMATOLÓGICO E LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLINICAS (HEMOCLIN)

Palavra-chaves: ANEMIA FERROPRIVA, FERRO SÉRICO, CAPACIDADE TOTAL DE LIGAÇÃO DE FERRO, HEMOGLOBINA Comunicação Oral (CO) AT-03: FARMÁCIA

Resumo

A anemia caracteriza-se pela concentração de hemoglobina menor que 12g/dL e essa patologia atinge cerca 522 milhões da população mundial. A anemia por deficiência de ferro é a mais prevalente, estimada em 66% a 80% da população global. O objetivo do trabalho é avaliar o perfil férrico dos pacientes do Hemoclin. Foi coletado os dados de 158 pacientes, sendo 114 do gênero feminino e 44 do gênero masculino atendidos no mês de janeiro de 2016. Os parâmetros utilizados na investigação foram os níveis de Ferro sérico, Capacidade de ligação total de ferro e concentração de hemoglobina. O primeiro parâmetro avaliado na pesquisa foi o ferro sérico, os pacientes que apresentaram niveis baixos de ferro sérico, 63% (n=19) foram do gênero feminino e 92% (n=11) do gênero masculino que podem estar com anemia ferropriva, infecções crônicas, hipoproteinemias, entre outras. Dos pacientes que estavam com niveis elevados de ferro sérico, 37% (n=11) foram do gênero feminino e 8% (n=1) do gênero masculino, estes podem demonstrar em seu quadro clinico as anemias hemolíticas, talassemias, hepatite aguda etc. Avaliando a capacidade de ligação total de ferro, observou que 3% (n=3) dos pacientes exibiram valores aumentados em relação ao normal, sugerindo que esses pacientes apresentam alta deficiência de ferro e hemocromatose. E por último, foi observado que 18% (n=12) das mulheres e 35% (n=8) dos homens apresentam anemia ferropriva. Portanto, foi possivel avaliar a presença desta anemia carencial, a partir dos parâmetros de ferro sérico e Capacidade de Ligação Total de Ferro e relacioná-los com os nives de hemoglobina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.