O presente artigo tem como objetivo analisar o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, como também a importância da modalidade de ensino a educação infantil para formação de cidadãos críticos e conscientes, pois a escola principalmente a de educação infantil desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento humano e social, no qual deve ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos, motor, cognitivo, afetivo e social. Portanto uma criança que não obtiver uma educação infantil de qualidade será um adulto sem criatividade e meios de enfrentar e solucionar problemas encontrados. Nesse sentido o lúdico é um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida da criança. Desse modo o professor deve ser atuante e dinâmico, deve ter consciência da importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sendo que este deve criar situações que propicie e incentive o aprendizado do docente. Notamos que o lúdico é um processo que enriquece o aprender e auxilia as crianças situações abstratos e formais tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e prazerosas. O ambiente da escola de educação infantil precisa ser bem amplo e organizado, como também facilmente identificáveis, pois a escola deve ser considerada como um espaço convivência, no qual a criança possa se sentir confiante e segura e educação física e a ludicidade andam de mãos dadas neste objetivo proposto .