Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE CLÍNICA DA ESCLEROSE MÚLTIPLA NA INFÂNCIA DURANTE ESTÁGIO NA ALA PEDIÁTRICA

Palavra-chaves: ESCLEROSE MÚLTIPLA, ENFERMAGEM PEDIÁTRICA, DOENÇAS NEUROLÓGICAS Comunicação Oral (CO) AT-04: ENFERMAGEM
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Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

Resumo: A pesquisa em questão refere-se às atividades realizadas pelos acadêmicos de enfermagem, na ala pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro, o estágio complementa a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências nos campos de prática do enfermeiro no ambiente hospitalar. Trazendo através de uma abordagem técnica-cientifica os principais fatores fisiopatológicos, achados clínicos e o uso de conhecimentos de Enfermagem para a identificação, diagnostico do paciente pediátrico que possa apresentar alguma doença diesminelizante. Segundo Bertotti (2011) apud Brustt (2000), a esclerose múltipla (EM) patologicamente caracteriza-se por múltiplas áreas de inflamação, desmielinização e cicatrizes gliais na substância cinzenta do SNC. A ocorrência da EM está relacionada a idade, onde os adultos têm maior tendência a desenvolver a doença, em especifico pessoas do gênero feminino, mesmo sendo uma doença que atinge numericamente mais adultos jovens e idosos ainda sim tem incidências em crianças e adolescente, normalmente esta vem correlacionada a outras patologias, como “a doença de Devic ou neuromielite óptica. Para diagnosticar e classificar a Esclerose Múltipla alguns critérios a serem considerados, no exame neurológico deve existir déficits objetivos; a investigação deve ser cuidadosa para que possam ser excluídas outras doenças clínicas e neurológicas e segundo os autores, o que auxilia na diferenciação das outras patologias e a anamnese, o exame físico e exames laboratoriais. Podendo assim, o Enfermeiro com os dados coletados durante a investigação direcionar suas ações e condutas com foco nos achados clínicos, melhorando a condição do paciente.

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