Resumo: Sabe-se que as universidades são instituições criadas para atender às necessidades do país. Uma das estratégias que a universidade utiliza para a formação de um profissional-cidadão é a articulação entre ensino-pesquisa-extensão através de programas de graduação. O “Pet/conexões de saberes – CCBS/UACS - Fitoterapia: do conhecimento popular à comprovação científica” (PET-Fitoterapia) é um deles. É um programa associado ao Ministério da educação que preconiza ações para a transformação da formação profissional em saúde, mediante maior integração entre ensino, serviço e comunidade. Neste trabalho, objetiva-se relatar, com base nas vivências dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, o papel do PET-Fitoterapia no processo de formação do enfermeiro, as ações desenvolvidas entre os cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia, provocam um novo olhar para a conformação dos saberes e práticas cotidianas. Por sua vez, as interações estabelecidas propiciam uma troca de conhecimentos, além da interdisciplinaridade existente e a postura crítica e reflexiva dos mediadores desse processo. Essas práticas contribuem para uma formação profissional diferenciada dos futuros enfermeiros, pautadas na promoção da saúde e realização de projetos com responsabilidade social, uma vez que enfatizam os princípios do Sistema Único de Saúde e são somados os saberes empíricos e/ou populares com o saber científico sem que haja hierarquia de conhecimentos. Estratégias como essas devem ser estimuladas e potencializadas, na perspectiva de contribuir nas práticas em saúde, tornando os trabalhadores conscientes e engajados com as necessidades cotidianas da saúde da população.