O artigo fala sobre a implantação do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Juazeiro-BA em 2009 e do desenvolvimento das suas ações e atividades como forma de inclusão social através do conhecimento sócio-educativo . O núcleo tem como estratégia, criar um espaço de dialogo com o estreitamento de laços sociais entre profissionais de saúde e a rede intersetorial municipal, melhorando a comunicação com os usuários a partir da atenção básica, efetivando, de forma gradual todos os princípios que regem o SUS. Têm como orientação a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e como referência as atividades que foram planejadas e executadas de acordo com a realidade do sistema de saúde do município. Objetiva possibilitar maior reflexão dos trabalhadores sobre a qualidade de atendimento, organização dos serviços, planejamento do processo de trabalho em equipe, avaliação técnica de demandas, ensino e aprendizagem de conteúdo como forma de socialização do cuidado e da atenção na saúde. Trata de estudo qualitativo que tem a ação dos atores sociais uma fonte de construção da realidade dos sujeitos no seu cotidiano e pode contribuir na transformação social com a transmissão do conhecimento a cerca dos determinantes da saúde, ajudando a diminuir os agravos em saúde e promovendo melhorias no atendimento ao público. No planejamento das atividades foram utilizadas diversas estratégias pedagógicas como capacitação, treinamento, curso, palestras, oficina entre outros. As atividades educativas envolveram em suas propostas temas com contextos sociais, econômicos, de meio ambiente, político, gênero, histórico e atualidade tendo como objetivo familiarizar todos com os problemas das demandas no serviço.