A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PROPOSTA DE ENSINO, SENSIBILIZAÇÃO E PROFILAXIA DA DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA VÍRUS EM UMA ESCOLA DE JOÃO PESSOA - PB
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Diante disso a pesquisa objetivou realizar ações educativas como estratégias para auxiliar no ensino, sensibilizar e conscientizar os alunos da educação básica. A realização desse trabalho é baseada em um estudo descritivo e qualitativo, através do Método Etnográfico com elementos da Etnografia Escolar e Observação Participante. Foi desenvolvido no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA - Sesqui.), uma escola da rede pública de João Pessoa, PB, atendida pelo PIBID Biologia do Campus I, com alunos (n=245) do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Foram realizadas ações educativas como: rodas de conversas, aulas dialogadas, oficina pedagógica e jogo didático. Por meio da utilização de diferentes estratégias em conjunto com a ludicidade foi possível abordar a temática envolvendo as três doenças, trazendo informações que grande parcela dos estudantes desconhecia, possibilitando assim construir e reconstruir conceitos. Além disso, é possível destacar o interesse, motivação e participação dos estudantes nas atividades ocorridas no âmbito escolar. 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