Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns.