A capoeira há alguns anos vem sendo incorporada nas escolas e instituições de ensino superior, isso se deve a publicação de documentos que inserem a modalidade como componente da disciplina educação física escolar. Este trabalho objetivou trazer o contexto histórico e cultural, bem como as vivências rítmicas e corporais, pertencentes à modalidade de capoeira, tendo em vista que este conteúdo é extremamente em vista que este conteúdo é extremamente relevante para seus praticantes, além de seus benefícios físicos alcançados com sua prática. Este trabalho trata-se de um relato de experiência com caráter descritivo, vivenciado durante o período fevereiro a junho de 2015, com duração de 4 (quatro) meses, sendo duas intervenções semanais com duração de 90 minutos cada, no projeto de extensão do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ, envolvendo nesse projeto 18 (dezoito) indivíduos de ambos os sexos, divididos em 10 (dez) do sexo feminino e 8 (oito) do sexo masculino com idades entre 18 e 52 anos. A capoeira faz parte da cultura corporal do movimento e enquanto atividade física é uma ótima ferramenta para a melhoria da qualidade de vida, envolvendo fatores como música e arte marcial em seu contexto, tornado-se necessária sua exploração, para que sua prática colabore no conhecimento dos participantes em todos os aspectos que envolvem a capoeira.