Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SENTIDOS DA FORMAÇÃO NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMEAM/UERN

Palavra-chaves: Formação., Aprendizagem Profissional, Narrativas De Vida. Comunicação Oral 12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 158
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 1515
    "titulo" => "SENTIDOS DA FORMAÇÃO NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O propósito deste trabalho é discutir a formação dos estudantes na Universidade, especialmente, dos graduandos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). METODOLOGIA: a compreensão desse processo de formação se dá por meio da análise das narrativas de vida e formação produzidas no contexto da pesquisa “Aprendizagem profissional dos alunos- professores em formação no curso de Pedagogia CAMEAM/UERN (re) construindo saberes sobre o ensino, com alunos ingressantes no semestre 2010.1. No campo da formação trabalhamos com as discussões de Garcia (1999), Candau (2001), Josso (2010) e Santos (2004). E na análise dos dados com Vygotsky ( 2005, 2010), Bakhtin (2002, 2010) e   Freire (2006, 2011). RESULTADOS: Nas narrativas analisadas percebemos que a formação dos alunos envolve diferentes espaços formativos tais como: a família, a escola e experiências de vida que contribuem para o amadurecimento e formação contínua dos sujeitos. CONCLUSÕES: com este estudo foi possível apreender os sentidos de formação expressos pelos alunos, bem como os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem ao longo no primeiro  semestre do curso. Dessa forma foi possível apreender o sentido de formação como experiência de vida e como mudança. A Universidade aparece como espaço formativo que possibilita a continuidade da formação, cujo processo em seus passos iniciais, é permeado de desafios e dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "Formação., Aprendizagem profissional, Narrativas de vida."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bc7316929fe1545bf0b98d114ee3ecb8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENI DE ANDRADE LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ELENI"
    "autor_email" => "eleni.pf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 158
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 179
    "inscrito_id" => 1515
    "titulo" => "SENTIDOS DA FORMAÇÃO NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O propósito deste trabalho é discutir a formação dos estudantes na Universidade, especialmente, dos graduandos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). METODOLOGIA: a compreensão desse processo de formação se dá por meio da análise das narrativas de vida e formação produzidas no contexto da pesquisa “Aprendizagem profissional dos alunos- professores em formação no curso de Pedagogia CAMEAM/UERN (re) construindo saberes sobre o ensino, com alunos ingressantes no semestre 2010.1. No campo da formação trabalhamos com as discussões de Garcia (1999), Candau (2001), Josso (2010) e Santos (2004). E na análise dos dados com Vygotsky ( 2005, 2010), Bakhtin (2002, 2010) e   Freire (2006, 2011). RESULTADOS: Nas narrativas analisadas percebemos que a formação dos alunos envolve diferentes espaços formativos tais como: a família, a escola e experiências de vida que contribuem para o amadurecimento e formação contínua dos sujeitos. CONCLUSÕES: com este estudo foi possível apreender os sentidos de formação expressos pelos alunos, bem como os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem ao longo no primeiro  semestre do curso. Dessa forma foi possível apreender o sentido de formação como experiência de vida e como mudança. A Universidade aparece como espaço formativo que possibilita a continuidade da formação, cujo processo em seus passos iniciais, é permeado de desafios e dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "Formação., Aprendizagem profissional, Narrativas de vida."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "bc7316929fe1545bf0b98d114ee3ecb8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELENI DE ANDRADE LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ELENI"
    "autor_email" => "eleni.pf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CAMEAM/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

INTRODUÇÃO: O propósito deste trabalho é discutir a formação dos estudantes na Universidade, especialmente, dos graduandos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). METODOLOGIA: a compreensão desse processo de formação se dá por meio da análise das narrativas de vida e formação produzidas no contexto da pesquisa “Aprendizagem profissional dos alunos- professores em formação no curso de Pedagogia CAMEAM/UERN (re) construindo saberes sobre o ensino, com alunos ingressantes no semestre 2010.1. No campo da formação trabalhamos com as discussões de Garcia (1999), Candau (2001), Josso (2010) e Santos (2004). E na análise dos dados com Vygotsky ( 2005, 2010), Bakhtin (2002, 2010) e Freire (2006, 2011). RESULTADOS: Nas narrativas analisadas percebemos que a formação dos alunos envolve diferentes espaços formativos tais como: a família, a escola e experiências de vida que contribuem para o amadurecimento e formação contínua dos sujeitos. CONCLUSÕES: com este estudo foi possível apreender os sentidos de formação expressos pelos alunos, bem como os avanços e dificuldades no processo de aprendizagem ao longo no primeiro semestre do curso. Dessa forma foi possível apreender o sentido de formação como experiência de vida e como mudança. A Universidade aparece como espaço formativo que possibilita a continuidade da formação, cujo processo em seus passos iniciais, é permeado de desafios e dificuldades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.