Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ÁREA DE PROTEÇÃO NO PROJETO TARTARUGAS DO DELTA, NO PIAUÍ

Palavra-chaves: Unidade De Conservação, Educação Ambiental, Apa Delta Do Parnaíba Comunicação Oral 32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 157
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 546
    "inscrito_id" => 2012
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ÁREA DE PROTEÇÃO NO PROJETO TARTARUGAS DO DELTA, NO PIAUÍ"
    "resumo" => "O nível de informação sobre as questões ambientais e a sua concepção de desenvolvimento está relacionada com a visão entre os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos que a humanidade desenvolve. Assim a Educação Ambiental vem a despertar uma preocupação com o ambiente em que se vive, desenvolvendo, assim, um equilíbrio na relação pessoa e ambiente. Partindo desse conceito, o projeto Tartarugas do Delta, lançou uma proposta de educação ambiental na APA Delta do Parnaíba. Para o desenvolvimento das ações necessitou conhecer o entendimento dos discentes sobre Unidade de Conservação (UC). A metodologia utilizada foi aplicação de questionário fechado, com estudantes do 6º ano, do Ensino Fundamental da Unidade Escolar José Adrião, em Cajueiro da Praia – PI. Para análise dos dados foi realizado um comparativo entre discentes que foram trabalhados na Educação Ambiental (EA) em 2011, com os que não foram. Os resultados apontaram que os educandos, acham importante que o ambiente seja protegido, mas ainda não entendem o significado de UC e que moram dentro da APA Delta do Parnaíba. Sugerem-se ações efetivas de EA como primordial e urgente no diálogo sobre a proteção dos bens naturais baseada na sustentabilidade, complexidade e interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "palavra_chave" => "Unidade de conservação, Educação ambiental, Apa delta do parnaíba"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "253614bbac999b38b5b60cae531c4969.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ELANE MARQUES"
    "autor_email" => "elanemarques.r@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 157
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 546
    "inscrito_id" => 2012
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ÁREA DE PROTEÇÃO NO PROJETO TARTARUGAS DO DELTA, NO PIAUÍ"
    "resumo" => "O nível de informação sobre as questões ambientais e a sua concepção de desenvolvimento está relacionada com a visão entre os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos que a humanidade desenvolve. Assim a Educação Ambiental vem a despertar uma preocupação com o ambiente em que se vive, desenvolvendo, assim, um equilíbrio na relação pessoa e ambiente. Partindo desse conceito, o projeto Tartarugas do Delta, lançou uma proposta de educação ambiental na APA Delta do Parnaíba. Para o desenvolvimento das ações necessitou conhecer o entendimento dos discentes sobre Unidade de Conservação (UC). A metodologia utilizada foi aplicação de questionário fechado, com estudantes do 6º ano, do Ensino Fundamental da Unidade Escolar José Adrião, em Cajueiro da Praia – PI. Para análise dos dados foi realizado um comparativo entre discentes que foram trabalhados na Educação Ambiental (EA) em 2011, com os que não foram. Os resultados apontaram que os educandos, acham importante que o ambiente seja protegido, mas ainda não entendem o significado de UC e que moram dentro da APA Delta do Parnaíba. Sugerem-se ações efetivas de EA como primordial e urgente no diálogo sobre a proteção dos bens naturais baseada na sustentabilidade, complexidade e interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "32 - EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "palavra_chave" => "Unidade de conservação, Educação ambiental, Apa delta do parnaíba"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "253614bbac999b38b5b60cae531c4969.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE MARQUES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ELANE MARQUES"
    "autor_email" => "elanemarques.r@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O nível de informação sobre as questões ambientais e a sua concepção de desenvolvimento está relacionada com a visão entre os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos que a humanidade desenvolve. Assim a Educação Ambiental vem a despertar uma preocupação com o ambiente em que se vive, desenvolvendo, assim, um equilíbrio na relação pessoa e ambiente. Partindo desse conceito, o projeto Tartarugas do Delta, lançou uma proposta de educação ambiental na APA Delta do Parnaíba. Para o desenvolvimento das ações necessitou conhecer o entendimento dos discentes sobre Unidade de Conservação (UC). A metodologia utilizada foi aplicação de questionário fechado, com estudantes do 6º ano, do Ensino Fundamental da Unidade Escolar José Adrião, em Cajueiro da Praia – PI. Para análise dos dados foi realizado um comparativo entre discentes que foram trabalhados na Educação Ambiental (EA) em 2011, com os que não foram. Os resultados apontaram que os educandos, acham importante que o ambiente seja protegido, mas ainda não entendem o significado de UC e que moram dentro da APA Delta do Parnaíba. Sugerem-se ações efetivas de EA como primordial e urgente no diálogo sobre a proteção dos bens naturais baseada na sustentabilidade, complexidade e interdisciplinaridade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.