Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TEATRO, DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15206
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2058
    "inscrito_id" => 7689
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A educação sofre constantes mudanças portanto o professor atual tem que estar constantemente inventando e reinventando formas de conquistar a atenção dos alunos, para que a aula se torne cada dia mais atrativa e proveitosa, para tanto cabe ao docente ser um sujeito autônomo, criativo e inovador. Considerando as diversas formas de dinamizar as aulas, este trabalho seguiu por uma vertente que visa contribuir, não só no âmbito escolar, como também no desenvolvimento integral da criança. Partindo desse pressuposto buscamos entender qual o papel e influência do teatro na educação infantil analisando-o enquanto ferramenta pedagógica, com esse objetivo, buscou se auxilio de professores, por meio de questionários, que corroboraram para perceber como o mesmo tem contribuído para um bom desempenho dos docentes em sala de aula e o quanto as crianças apreciam o uso do mesmo. O trabalho teve um viés qualitativo, tendo sido realizado com os professores da educação infantil de uma escola da rede municipal de ensino fundamental, da cidade de Cabaceiras-PB, os mesmos se dispuseram a responder algumas questões acerca do uso, contribuição e importância do teatro em suas aulas. Os sujeitos de pesquisa foram os educadores formados em Licenciatura Plena em Pedagogia. Utilizou-se como instrumento de pesquisa para coleta de dados o questionário. O referido trabalho fortaleceu as discussões sobre um ensino público de qualidade, sugerindo assim a implementação de novas práticas didáticas que visem construir a autonomia dos sujeitos, através do uso do teatro e, além disso, propostas de ensino que visem despertar o engajamento do cidadão no futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TEATRO, DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015184844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GISSELE"
    "autor_email" => "gissele@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15206
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2058
    "inscrito_id" => 7689
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO TEATRO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "A educação sofre constantes mudanças portanto o professor atual tem que estar constantemente inventando e reinventando formas de conquistar a atenção dos alunos, para que a aula se torne cada dia mais atrativa e proveitosa, para tanto cabe ao docente ser um sujeito autônomo, criativo e inovador. Considerando as diversas formas de dinamizar as aulas, este trabalho seguiu por uma vertente que visa contribuir, não só no âmbito escolar, como também no desenvolvimento integral da criança. Partindo desse pressuposto buscamos entender qual o papel e influência do teatro na educação infantil analisando-o enquanto ferramenta pedagógica, com esse objetivo, buscou se auxilio de professores, por meio de questionários, que corroboraram para perceber como o mesmo tem contribuído para um bom desempenho dos docentes em sala de aula e o quanto as crianças apreciam o uso do mesmo. O trabalho teve um viés qualitativo, tendo sido realizado com os professores da educação infantil de uma escola da rede municipal de ensino fundamental, da cidade de Cabaceiras-PB, os mesmos se dispuseram a responder algumas questões acerca do uso, contribuição e importância do teatro em suas aulas. Os sujeitos de pesquisa foram os educadores formados em Licenciatura Plena em Pedagogia. Utilizou-se como instrumento de pesquisa para coleta de dados o questionário. O referido trabalho fortaleceu as discussões sobre um ensino público de qualidade, sugerindo assim a implementação de novas práticas didáticas que visem construir a autonomia dos sujeitos, através do uso do teatro e, além disso, propostas de ensino que visem despertar o engajamento do cidadão no futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TEATRO, DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA17_ID7689_08092015184844.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISSELE COSTA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "GISSELE"
    "autor_email" => "gissele@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A educação sofre constantes mudanças portanto o professor atual tem que estar constantemente inventando e reinventando formas de conquistar a atenção dos alunos, para que a aula se torne cada dia mais atrativa e proveitosa, para tanto cabe ao docente ser um sujeito autônomo, criativo e inovador. Considerando as diversas formas de dinamizar as aulas, este trabalho seguiu por uma vertente que visa contribuir, não só no âmbito escolar, como também no desenvolvimento integral da criança. Partindo desse pressuposto buscamos entender qual o papel e influência do teatro na educação infantil analisando-o enquanto ferramenta pedagógica, com esse objetivo, buscou se auxilio de professores, por meio de questionários, que corroboraram para perceber como o mesmo tem contribuído para um bom desempenho dos docentes em sala de aula e o quanto as crianças apreciam o uso do mesmo. O trabalho teve um viés qualitativo, tendo sido realizado com os professores da educação infantil de uma escola da rede municipal de ensino fundamental, da cidade de Cabaceiras-PB, os mesmos se dispuseram a responder algumas questões acerca do uso, contribuição e importância do teatro em suas aulas. Os sujeitos de pesquisa foram os educadores formados em Licenciatura Plena em Pedagogia. Utilizou-se como instrumento de pesquisa para coleta de dados o questionário. O referido trabalho fortaleceu as discussões sobre um ensino público de qualidade, sugerindo assim a implementação de novas práticas didáticas que visem construir a autonomia dos sujeitos, através do uso do teatro e, além disso, propostas de ensino que visem despertar o engajamento do cidadão no futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.