Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA A PENSAR

Palavra-chaves: Avaliação, Aprendizagem, Professor Comunicação Oral 04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo esboça um estudo de cunho inicial sobre a Avaliação da Aprendizagem no contexto escolar, desenvolvido no curso de Pós-graduação (latu-sensu) em Psicopedagogia, na Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – FALC. O objetivo principal do estudo é conhecer percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em relação ao tema abordado. Objetivamos também elucidar as dificuldades vivenciadas pelos docentes em suas práticas avaliativas. Neste momento, apresentamos parte das discussões que norteiam o trabalho, tecendo pontos referentes à abordagem teórica do estudo. O trabalho está divido em duas partes: Na primeira, discorremos sobre os equívocos e controvérsias que percorrem a avaliação, os quais aparecem interligados profundamente a avaliação de caráter classificatório; em contrapartida, a segunda traz a discussão de uma perspectiva de avaliação da aprendizagem que se contraponha à prática classificatória e busca ajudar o aluno a progredir na sua aprendizagem. Para tanto, a pesquisa que se situa é de natureza qualitativa, a qual permite a aproximação do pesquisador com o objeto investigado. Os autores que embasaram teoricamente a pesquisa foram: Hoffmann(2005), (2003), Libâneo(1994), Luckesi (2005), (1990), Haidt(1995), Matui (2002) e Freire (1996), os quais discutem aspectos relevantes, que podem servir de parâmetro para a reflexão e compreensão do fenômeno em destaque, deste modo, contribuindo para a construção de uma proposta de avaliação, que se volta a melhoria da qualidade da aprendizagem e do ensino.

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