Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

RELAÇÕES DE GÊNERO NAS JUVENTUDES: O QUE A ESCOLA TEM HAVER COM ISSO?

Palavra-chaves: Educação, Gênero, Juventudes Comunicação Oral 07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO NAS JUVENTUDES: O QUE A ESCOLA TEM HAVER COM ISSO?"
    "resumo" => "RESUMOO texto apresenta recortes de uma pesquisa de Iniciação Científica que trata sobre relações de gênero entre estudantes do ensino médio de 05 escolas públicas e 02 privadas de Teresina-PI, procurando compreender como se concretiza a inter-relação entre as categorias educação, gênero e juventudes, no âmbito das relações sociais entre jovens, tendo como objetivo geral analisar como se estabelecem as relações de gênero entre esses sujeitos. Fundamentados em autores como: Bomfim e Matos (2006), Gatti (2005), Louro (1999), Nobre e Faria (2003) dentre outros/as. A pesquisa configura-se como um estudo de natureza qualitativa com uso do grupo focal como técnica. Realizada em duas etapas, na primeira, foram feitos estudos bibliográficos e na segunda, contatos formais com a gestão das escolas resultando em três (03) encontros com os/as jovens por meio da técnica de grupo focal, o que culminou com a análise e interpretação dos dados pesquisados. A análise dos dados nos permite afirmar que há um conflito de pensamentos entre os/as jovens quando estes se referem ao conceito de ser homem e de ser mulher bem como em saber se há ou não diferenciação de papeis desempenhados pelos mesmos. Sobre o trabalho da escola em relação à formação da identidade de gênero dos/as jovens identificou-se que as escolas apresentam dificuldades em trabalhar a temática terminando por reduzi-la muitas vezes à regras de sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "Educação, Gênero, Juventudes"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1595af6435015c77a7149e92a551338e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BARBOSA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "ani_paula02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 368
    "inscrito_id" => 681
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO NAS JUVENTUDES: O QUE A ESCOLA TEM HAVER COM ISSO?"
    "resumo" => "RESUMOO texto apresenta recortes de uma pesquisa de Iniciação Científica que trata sobre relações de gênero entre estudantes do ensino médio de 05 escolas públicas e 02 privadas de Teresina-PI, procurando compreender como se concretiza a inter-relação entre as categorias educação, gênero e juventudes, no âmbito das relações sociais entre jovens, tendo como objetivo geral analisar como se estabelecem as relações de gênero entre esses sujeitos. Fundamentados em autores como: Bomfim e Matos (2006), Gatti (2005), Louro (1999), Nobre e Faria (2003) dentre outros/as. A pesquisa configura-se como um estudo de natureza qualitativa com uso do grupo focal como técnica. Realizada em duas etapas, na primeira, foram feitos estudos bibliográficos e na segunda, contatos formais com a gestão das escolas resultando em três (03) encontros com os/as jovens por meio da técnica de grupo focal, o que culminou com a análise e interpretação dos dados pesquisados. A análise dos dados nos permite afirmar que há um conflito de pensamentos entre os/as jovens quando estes se referem ao conceito de ser homem e de ser mulher bem como em saber se há ou não diferenciação de papeis desempenhados pelos mesmos. Sobre o trabalho da escola em relação à formação da identidade de gênero dos/as jovens identificou-se que as escolas apresentam dificuldades em trabalhar a temática terminando por reduzi-la muitas vezes à regras de sexualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "07 - CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "Educação, Gênero, Juventudes"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1595af6435015c77a7149e92a551338e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BARBOSA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA"
    "autor_email" => "ani_paula02@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOO texto apresenta recortes de uma pesquisa de Iniciação Científica que trata sobre relações de gênero entre estudantes do ensino médio de 05 escolas públicas e 02 privadas de Teresina-PI, procurando compreender como se concretiza a inter-relação entre as categorias educação, gênero e juventudes, no âmbito das relações sociais entre jovens, tendo como objetivo geral analisar como se estabelecem as relações de gênero entre esses sujeitos. Fundamentados em autores como: Bomfim e Matos (2006), Gatti (2005), Louro (1999), Nobre e Faria (2003) dentre outros/as. A pesquisa configura-se como um estudo de natureza qualitativa com uso do grupo focal como técnica. Realizada em duas etapas, na primeira, foram feitos estudos bibliográficos e na segunda, contatos formais com a gestão das escolas resultando em três (03) encontros com os/as jovens por meio da técnica de grupo focal, o que culminou com a análise e interpretação dos dados pesquisados. A análise dos dados nos permite afirmar que há um conflito de pensamentos entre os/as jovens quando estes se referem ao conceito de ser homem e de ser mulher bem como em saber se há ou não diferenciação de papeis desempenhados pelos mesmos. Sobre o trabalho da escola em relação à formação da identidade de gênero dos/as jovens identificou-se que as escolas apresentam dificuldades em trabalhar a temática terminando por reduzi-la muitas vezes à regras de sexualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.