O envelhecimento populacional se intensificou de maneira importante, particularmente no século XX, passando a representar uma grande parcela da população. Com o aumento da idade há uma elevação na quantidade de comorbidades e também na incidência de quedas vitimando idosos. No Brasil, de 30% a 40% dos idosos caem a cada ano e a metade dessa população volta a cair. O presente estudo objetivou verificar a efetividade da ação educativa através do emprego do jogo educativo em modelo de erros. Pesquisa com abordagem quantitativa do tipo exploratória e transversal. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Dr. José Frota: CAAE43759915.5.0000.5047. A coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2015 em um hospital terciário no município de Fortaleza, estado Ceará, na unidade de emergência em Geriatria. A população deste estudo constou de 17 idosos, que se refere ao número total de idosos hospitalizados neste setor no período da coleta de dados. A amostra da pesquisa perfez um total de 11 idosos correspondendo a 64,7% da população estudada. A pesquisa foi realizada em dois dias consecutivos na unidade hospitalar onde se encontrava a amostra a ser estudada. Um dia foram abordadas as idosas da enfermaria feminina e em outro dia da enfermaria masculina, dentro de um tempo que variou de 30 a 90 minutos. No primeiro momento da ação educativa foi entregue cartilha intitulada: Cartilha de Prevenção de Acidentes Domésticos para Idosos. No segundo momento, as gravuras foram dispostas em cartazes onde foi enfatizado as informações apresentadas no momento anterior da pesquisa. A ação foi finalizada com a aplicação de um jogo educativo em modelo de jogo de erros, que foi elaborado pelas pesquisadoras com base no texto da cartilha. Os dados da pesquisa foram computados a partir do número de acertos assinalados pelos idosos na gravura utilizada no jogo de erros. Esses dados foram organizados em tabelas. Ao final dos dois dias de aplicação da ação educativa, podemos observar que da amostra de 11 participantes, 8 sofreram quedas em seu domicílio, nos ambientes: banheiro, sala, quarto, cozinha e quintal. Depreende-se que houve um resultado positivo em relação à absorção do conteúdo transmitido através da ação educativa sobre quedas domésticas, pois grande parte dos idosos da pesquisa conseguiu identificar os erros no jogo. Da amostra de 11 idosos (100%), apenas 3 (27,3%) idosos não conseguiram identificar nenhum erro. No final desta pesquisa observa-se a necessidade de novos estudos e mais abordagens com metodologias ativas de ensino na Saúde, com objetivo de prevenir problemas relacionados aos acidentes domésticos que ocorrem com os idosos e que acarretam em hospitalização.