Introdução: a necessidade da inclusão digital na terceira idade vem tornando-se uma forma de socialização com o mundo contemporâneo, o que favorecerá as relações familiares, sociais. Objetivo: analisar a percepção de idosos referente ao uso do computador e à realização de cursos de informática. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal com abordagem qualitativa. A pesquisa atendeu os preceitos da resolução 466/12. O estudo foi realizado com o grupo de idosos participantes do Serviço Social do Comércio/SESC, localizado na zona sul da cidade de Cajazeiras/PB que realizavam aulas de informática no Laboratório da referida instituição, sob a supervisão de técnicos de informática. A amostra do estudo foi composta por 37 idosos. A coleta de dados foi realizada através de uma estrevista semiestruturada. E os dados foram analisados seguindo a análise de Bardin. Resultados: Em relação aos discursos analisados, foram evidenciadas três categorias com suas subcategorias e unidades de contexto. Primeira Categoria: percepção do idoso. Subcategoria: máquina difícil, coisa moderna, proporcionar lazer. Segunda Categoria: buscar conhecimentos. Subcategoria: curiosidade, usar o computador de forma independente, socializar com família e amigo e aprender a usar a internet. E na terceira Categoria: dificuldades. Subcategoria: problemas visuais, ausência de computador no domicilio, baixa escolaridade. Conclusão: assim, considera-se necessário o acesso da população idosa ao mundo digital, pois possibilita a manutenção de seus papéis sociais, do exercício de cidadania e o acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, mantendo a mente do idoso ativa e consequentemente melhorando a sua autonomia.