O trabalho objetiva analisar como se dá a humanização no cuidar ao usuário idoso, na perspectiva da busca da valorização e participação dos idosos nos serviços de saúde, tendo em vista a importância da humanização para uma melhor interação profissional/usuário, proporcionando, dessa forma, uma promoção da qualidade do atendimento em saúde, tendo vista de que, estando essa clientela como alvo de práticas extremamente clínicas baseada somente na medicalização, e tratada apenas como receptora de cuidados clínicos, sendo por vezes impostos sem maiores considerações. O presente trabalho se desenvolveu através de uma pesquisa de cunho exploratório, descritivo e de caráter quantiqualitativo, devido à dificuldade de se trabalhar apenas com números na pesquisa em saúde, onde utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Como resultados desta pesquisa ficou claro que há um grande descaso estrutural no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia para lidar com as condições que a velhice por si mesma requer, ofertar um atendimento humanizado aos idosos é extremamente difícil sem condições na estrutura que dê suporte a esse cuidado, pois não há como se ter uma promoção a saúde que vise a qualidade de vida desses usuários. Dessa forma, levando em conta a complexidade existente em torno do envelhecimento, é preciso oferecer a este usuário um cuidar Holístico, que atenda suas necessidades, levando-se em consideração sua trajetória e o modo de andar a vida, onde a atenção à saúde dessa clientela tenha como norte a integralidade.