MULHERES NA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E HISTÓRIA
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1169 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 787 "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E HISTÓRIA" "resumo" => "Por que a Matemática é vista por muitos como uma ciência para homens, se nela tivemos grandes contribuições femininas que acrescentaram estudos de valor a ela? Por que olhar para a mulher como um ser incapaz de se aprofundar nos cálculos mais intrigantes da Matemática e, assim, poder fazer profundas descobertas? Por que achar que professoras e pesquisadoras matemáticas não podem ir além e superar os seus limites, ainda havendo um certo preconceito nos dias de hoje? São essas e outras indagações, nas quais procuramos suscitar uma reflexão acerca dessa temática tão curiosa, mas escondida na história da Matemática. Então, nos propomos aqui a relatar sobre a importância feminina na História da Matemática abrangendo ainda os motivos pelos quais tais mulheres se tornaram esquecidas na Antiguidade. Além disso, procuramos também contribuir na difusão do conhecimento histórico-matemático, referente à participação e a contribuição da mulher no desenvolvimento das pesquisas matemáticas. Desvendar os porquês da privação do conhecimento matemático à mulher e as suas dificuldades enfrentadas, em busca de conseguir ter acesso ao conhecimento, são metas estabelecidas em busca da realização deste trabalho. Na Matemática, o processo de conquista das mulheres para estudar essa ciência não foi nada fácil. Foi preciso muita determinação, garra e coragem para conseguirem enfrentar o preconceito existente na sociedade. Na história, por se “atreverem” a estudar tal ciência, muitas mulheres foram excluídas da sociedade, perseguidas e, até mesmo, mortas. Os livros eram negados às mulheres e elas não tinham fácil acesso a eles. Havia um preconceito muito grande e a exclusão social era visível à sociedade. Vale ressaltar que todos esses acontecimentos e conquistas tiveram um grande significado na inserção legal da mulher no estudo da Matemática, nos dias de hoje, e no reconhecimento de que ela tem uma capacidade incrível de pensar matematicamente e colocar em prática a sua lógica matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, MULHERES, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_787.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA SAMPAIO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA SAMPAIO N." "autor_email" => "camila.snog@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1169 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 787 "titulo" => "MULHERES NA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E HISTÓRIA" "resumo" => "Por que a Matemática é vista por muitos como uma ciência para homens, se nela tivemos grandes contribuições femininas que acrescentaram estudos de valor a ela? Por que olhar para a mulher como um ser incapaz de se aprofundar nos cálculos mais intrigantes da Matemática e, assim, poder fazer profundas descobertas? Por que achar que professoras e pesquisadoras matemáticas não podem ir além e superar os seus limites, ainda havendo um certo preconceito nos dias de hoje? São essas e outras indagações, nas quais procuramos suscitar uma reflexão acerca dessa temática tão curiosa, mas escondida na história da Matemática. Então, nos propomos aqui a relatar sobre a importância feminina na História da Matemática abrangendo ainda os motivos pelos quais tais mulheres se tornaram esquecidas na Antiguidade. Além disso, procuramos também contribuir na difusão do conhecimento histórico-matemático, referente à participação e a contribuição da mulher no desenvolvimento das pesquisas matemáticas. Desvendar os porquês da privação do conhecimento matemático à mulher e as suas dificuldades enfrentadas, em busca de conseguir ter acesso ao conhecimento, são metas estabelecidas em busca da realização deste trabalho. Na Matemática, o processo de conquista das mulheres para estudar essa ciência não foi nada fácil. Foi preciso muita determinação, garra e coragem para conseguirem enfrentar o preconceito existente na sociedade. Na história, por se “atreverem” a estudar tal ciência, muitas mulheres foram excluídas da sociedade, perseguidas e, até mesmo, mortas. Os livros eram negados às mulheres e elas não tinham fácil acesso a eles. Havia um preconceito muito grande e a exclusão social era visível à sociedade. Vale ressaltar que todos esses acontecimentos e conquistas tiveram um grande significado na inserção legal da mulher no estudo da Matemática, nos dias de hoje, e no reconhecimento de que ela tem uma capacidade incrível de pensar matematicamente e colocar em prática a sua lógica matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, MULHERES, HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_787.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA SAMPAIO NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "CAMILA SAMPAIO N." "autor_email" => "camila.snog@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }