Este artigo surgiu a partir do projeto Capacitação em TIC para professores atuantes em áreas rurais do Seridó, vinculado à UFRN através de pesquisa de extensão financiada pelo Ministério das Comunicações. Pretendemos investigar o conhecimento e os desafios dos docentes da zona rural quanto à influência das novas tecnologias na aprendizagem dos discentes, políticas públicas e inclusão digital. O projeto possui quatro etapas: diagnóstico, intervenção, capacitação e formação de educomunicadores. A pesquisa encontra-se na fase de diagnóstico, priorizando coletar dados relacionados ao conhecimento dos professores sobre as novas tecnologias e a estrutura física disponível na zona rural. Este artigo expõe os resultados alcançados com a visita ao pólo da escola rural do município de São José do Seridó – Unidade de Ensino José Cirilo Alves. Lá foi aplicado questionário a ser analisado a partir de referencial teórico. Foi detectada a existência de TELECENTRO e na instituição de ensino cinco computadores que não funcionam por falta de recursos. Serão visitados no total oito pólos, que constituem o Seridó e são próximos à UFRN, campus Caicó. Percebe-se, de início, o interesse e a necessidade de participação dos docentes da zona rural no projeto, sendo crucial analisar os motivos pelos quais as novas mídias e a tecnologia ainda não são tão utilizadas nas escolas da zona rural e seus benefícios no ensino-aprendizagem.