Estudar assuntos relacionados à educação de surdos é um tema que vem ganhando grande repercussão e despertando grande interesse nos últimos tempos. No Brasil temos, de acordo com o Censo 2006, cerca de 5,7 milhões de pessoas tem algum tipo de limitação/perda auditiva – em torno de 3% da população. Este estudo teve por objetivo observar e descrever os passos percorridos por estudos científicos na tentativa de construir uma pesquisa sobre o discurso produzido pelos alunos matriculados na disciplina de libras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Assim, foram discutidos os aspectos metodológicos referentes ao recorte do objeto e à coleta de dados, em particular, a utilização da técnica de relato oral, seguindo os estudos de Meihy (2007) e Thompson (1998). A narrativa dos alunos possibilitou conhecer não só as dificuldades de aprendizagem da Libras por alunos ouvintes, mas também saber o que esses alunos pensam sobre a educação de surdos e como eles veem o ensino de Libras. Desta forma, o conhecimento gerado é importante para a organização das políticas públicas, pedagógicas e práticas sociais desenvolvidas pelo setor da educação, uma vez que se faz necessária e urgente uma reformulação no ensino de educandos surdos.