Artigo A inclusão das pessoas com deficiência, TEA e Altas Habilidades na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna

E-books

ISBN: 978-65-5222-005-9

A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO DA LIBRAS PARA ALUNOS OUVINTES

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          Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.
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                  <br />\r\n
                  A ci&ecirc;ncia poder&aacute; ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas n&atilde;o achou ainda o rem&eacute;dio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.<br />\r\n
                  Helen Keller<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Compreendemos que uma das formas de refletir sobre os caminhos que podem favorecer o processo de inclus&atilde;o - escolar e social - de um determinado grupo social, &eacute; compartilhar experi&ecirc;ncias exitosas. Assim, no V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, estudiosos, no &acirc;mbito nacional e internacional, compartilharam suas pesquisas no vasto e fecundo campo da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. O mencionado evento cient&iacute;fico contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas que discutiram os diversos campos da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books.<br />\r\n
                  Neste contexto de pesquisas apresentadas, o presente pref&aacute;cio refere-se &agrave;s &Aacute;reas Tem&aacute;ticas que discutiram, no V CINTEDI, o processo de inclus&atilde;o das pessoas com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espetro Autista e Altas Habilidades. Os textos apresentados, em linhas que seguem, abordam com maestria dois importantes focos presentes nos caminhos da inclus&atilde;o: uma concep&ccedil;&atilde;o da defici&ecirc;ncia vinculada aos aspectos sociais e antropol&oacute;gico e os avan&ccedil;os e desafios neste processo de inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  As conquistas no campo das legisla&ccedil;&otilde;es e das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TDICs, em alguns cen&aacute;rios, conseguem estruturar as ra&iacute;zes que sustentam o ainda fr&aacute;gil processo de inclus&atilde;o das pessoas com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Compreendemos que j&aacute; colhemos alguns frutos, mas que ainda n&atilde;o conseguimos romper com arcaicos paradigmas em rela&ccedil;&atilde;o ao mundo e aos outros, impedindo o florescer de tal processo e adoecendo, assim, a humanidade.<br />\r\n
                  Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s discuss&otilde;es dos textos que abordam as atitudes das pessoas frente ao TEA, esses nos levam &agrave; reflex&atilde;o da import&acirc;ncia do trabalho do psic&oacute;logo e do psicopedagogo nas escolas comuns. Estes profissionais podem combater as barreiras atitudinais que ainda est&atilde;o fortemente presentes na sociedade. Assim, a psicologia e a psicopedagogia se fazem aqui presentes alinhando falas e escutas em torno da inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  Outros caminhos de pesquisas aqui abordados apontam para os estudos interseccionais. Frequentemente, os estigmas constru&iacute;dos em rela&ccedil;&atilde;o ao outro n&atilde;o est&atilde;o sozinhos, sendo acompanhados de outros fatores, tais como as quest&otilde;es &eacute;tnico-raciais e de g&ecirc;nero. Assim, o/a leitor/a encontrar&aacute;, em linhas posteriores, estudos no campo da interseccionalidade entrecruzando TEA, g&ecirc;nero e identidade.<br />\r\n
                  A concep&ccedil;&atilde;o de interseccionalidade foi sistematizada pela escritora feminista norte-americana Kimberl&eacute; Crenshaw com o foco no combate as a&ccedil;&otilde;es e consequ&ecirc;ncias da viol&ecirc;ncia contra a mulher nas comunidades negras. Para Crenshaw (2002, p. 177) &ldquo;interseccionalidade &eacute; uma conceitua&ccedil;&atilde;o do problema que busca capturar as consequ&ecirc;ncias estruturais e din&acirc;micas da intera&ccedil;&atilde;o entre dois ou mais eixos da subordina&ccedil;&atilde;o&rdquo;. No campo da defici&ecirc;ncia, a situa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. O g&ecirc;nero feminino com defici&ecirc;ncia n&atilde;o enfrenta o mesmo caminho do g&ecirc;nero masculino com defici&ecirc;ncia. Assim, as discuss&otilde;es sobre defici&ecirc;ncia est&atilde;o em constante di&aacute;logos com outras consonantes &agrave;s quest&otilde;es &eacute;tnico-raciais e de g&ecirc;nero.<br />\r\n
                  As adapta&ccedil;&otilde;es - curriculares e de materiais pedag&oacute;gicos - tamb&eacute;m est&atilde;o em foco. Em alguns casos, no campo da educa&ccedil;&atilde;o especial sob perspectiva inclusiva, precisamos promover adapta&ccedil;&otilde;es que podem responder &agrave;s necessidades educacionais espec&iacute;ficas dos estudantes com ou sem defici&ecirc;ncia. As adapta&ccedil;&otilde;es podem ser realizadas em salas de aula - comuns e nas SRM - e em atividades extraclasse. &Eacute; importante perceber que, para elaborar um plano com adapta&ccedil;&otilde;es curriculares, o educador deve primeiramente tra&ccedil;ar o conte&uacute;do program&aacute;tico, selecionar a metodologia e recursos pedag&oacute;gicos e discutir com os estudantes a forma de avalia&ccedil;&atilde;o. Seguir estes passos, no processo de adapta&ccedil;&atilde;o curricular, &eacute; fazer pensar no processo de ensino-aprendizagem e na realidade dos nossos estudantes com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Conforme Freire (2011, p. 72), &ldquo;o conhecimento envolve a constante unidade entre a&ccedil;&atilde;o e reflex&atilde;o sobre a realidade&rdquo; e, certamente, o educador deve ter uma participa&ccedil;&atilde;o efetiva neste saber-fazer.<br />\r\n
                  No escopo deste E-book est&atilde;o presentes tamb&eacute;m os caminhos que promovem a inclus&atilde;o - escolar e social - dos estudantes surdos e aqueles com defici&ecirc;ncia visual, cegos ou baixa vis&atilde;o. A l&iacute;ngua de sinais, a exemplo da Libras, &eacute; considerada como a primeira l&iacute;ngua da comunidade surda. A relev&acirc;ncia da l&iacute;ngua de sinais no processo de inclus&atilde;o das pessoas surdas, discutida nos escritos que seguem, mostra a import&acirc;ncia de as escolas comuns desenvolverem pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas com a constante presen&ccedil;a de um tradutor int&eacute;rprete de l&iacute;ngua de sinais, a exemplo do tradutor int&eacute;rprete de Libras, e explorando os novos caminhos da literatura que abordam a diversidade - a exemplo da literatura surda.<br />\r\n
                  Consonante &agrave;s pessoas com defici&ecirc;ncia visual, cegos e baixa vis&atilde;o, os textos presentes nessa colet&acirc;nea abordam o ensino de uma segunda l&iacute;ngua para pessoas com defici&ecirc;ncia visual e a import&acirc;ncia de uma forma&ccedil;&atilde;o de professores, em todas as licenciaturas, que venha a discutir as habilidades das pessoas cegas ou com baixa vis&atilde;o.<br />\r\n
                  No campo da Defici&ecirc;ncia Intelectual, &eacute; abordado o direito a educa&ccedil;&atilde;o dos estudantes com d&eacute;ficit intelectual. Compreendemos que o laudo de Defici&ecirc;ncia Intelectual n&atilde;o pode jamais ser um documento que vai determinar a n&atilde;o capacidade de algu&eacute;m assimilar o conhecimento. Diante de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas que estigmatiza o outro, o estudante com defici&ecirc;ncia intelectual pode apresentar bloqueios emocionais e ter dificuldades em se interagir com o mundo e os outros. Segundo Gomes, Poulin e Figueiredo (2010), muitos professores n&atilde;o reconhecem no estudante com defici&ecirc;ncia intelectual uma pessoa com habilidades.<br />\r\n
                  Outros importantes focos da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva aqui apresentados e discutidos s&atilde;o os caminhos metodol&oacute;gicos que favorecem o processo de inclus&atilde;o dos estudantes com Altas Habilidades. Estes estudos mostram pr&aacute;ticas inclusivas no campo das ci&ecirc;ncias humanas e da educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica com estudantes que apresentam altas habilidades.<br />\r\n
                  Esperamos, prezado/a leitor/a, que o presente E-book fortale&ccedil;a seus estudos e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novas investiga&ccedil;&otilde;es.<br />\r\n
                  Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discrimina&ccedil;&atilde;o racial relativos ao g&ecirc;nero. Estudos Feministas, Florian&oacute;polis, v. 10, n. 1, 2002. Dispon&iacute;vel em&nbsp;<a href="https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&amp;lang=pt" target="_blank">https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&amp;lang=pt</a>&nbsp;Acesso em 21 jun. 2024.<br />\r\n
                  FREIRE, Paulo. A&ccedil;&atilde;o cultural para liberdade e outros escritos. 14&ordf; ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.<br />\r\n
                  GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEREDO, Rita Vieira. A educa&ccedil;&atilde;o especial na perspectiva da inclus&atilde;o escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com defici&ecirc;ncia intelectual. Bras&iacute;lia: MEC/SEESP, 2010.<br />\r\n
                  MANTOAN, Maria Teresa Egl&eacute;r. O desafio das diferen&ccedil;as nas escolas. Petr&oacute;polis: Vozes, 2010.
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                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Maria Margareth de Melo<br />\r\n
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                  Tatiana Cristina Vasconcelos<br />\r\n
                  Lucimar Bizio<br />\r\n
                  Leocides Gomes Silva<br />\r\n
                  Dorivaldo Alves Salustiano<br />\r\n
                  Diana Sampaio Braga<br />\r\n
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                  A inclus&atilde;o das pessoas com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade p&oacute;s-moderna.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  A ci&ecirc;ncia poder&aacute; ter encontrado a cura para a maioria dos males, mas n&atilde;o achou ainda o rem&eacute;dio para o pior de todos: a apatia dos seres humanos.<br />\r\n
                  Helen Keller<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Compreendemos que uma das formas de refletir sobre os caminhos que podem favorecer o processo de inclus&atilde;o - escolar e social - de um determinado grupo social, &eacute; compartilhar experi&ecirc;ncias exitosas. Assim, no V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, estudiosos, no &acirc;mbito nacional e internacional, compartilharam suas pesquisas no vasto e fecundo campo da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. O mencionado evento cient&iacute;fico contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas que discutiram os diversos campos da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books.<br />\r\n
                  Neste contexto de pesquisas apresentadas, o presente pref&aacute;cio refere-se &agrave;s &Aacute;reas Tem&aacute;ticas que discutiram, no V CINTEDI, o processo de inclus&atilde;o das pessoas com defici&ecirc;ncia, Transtorno do Espetro Autista e Altas Habilidades. Os textos apresentados, em linhas que seguem, abordam com maestria dois importantes focos presentes nos caminhos da inclus&atilde;o: uma concep&ccedil;&atilde;o da defici&ecirc;ncia vinculada aos aspectos sociais e antropol&oacute;gico e os avan&ccedil;os e desafios neste processo de inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  As conquistas no campo das legisla&ccedil;&otilde;es e das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o &ndash; TDICs, em alguns cen&aacute;rios, conseguem estruturar as ra&iacute;zes que sustentam o ainda fr&aacute;gil processo de inclus&atilde;o das pessoas com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Compreendemos que j&aacute; colhemos alguns frutos, mas que ainda n&atilde;o conseguimos romper com arcaicos paradigmas em rela&ccedil;&atilde;o ao mundo e aos outros, impedindo o florescer de tal processo e adoecendo, assim, a humanidade.<br />\r\n
                  Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s discuss&otilde;es dos textos que abordam as atitudes das pessoas frente ao TEA, esses nos levam &agrave; reflex&atilde;o da import&acirc;ncia do trabalho do psic&oacute;logo e do psicopedagogo nas escolas comuns. Estes profissionais podem combater as barreiras atitudinais que ainda est&atilde;o fortemente presentes na sociedade. Assim, a psicologia e a psicopedagogia se fazem aqui presentes alinhando falas e escutas em torno da inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  Outros caminhos de pesquisas aqui abordados apontam para os estudos interseccionais. Frequentemente, os estigmas constru&iacute;dos em rela&ccedil;&atilde;o ao outro n&atilde;o est&atilde;o sozinhos, sendo acompanhados de outros fatores, tais como as quest&otilde;es &eacute;tnico-raciais e de g&ecirc;nero. Assim, o/a leitor/a encontrar&aacute;, em linhas posteriores, estudos no campo da interseccionalidade entrecruzando TEA, g&ecirc;nero e identidade.<br />\r\n
                  A concep&ccedil;&atilde;o de interseccionalidade foi sistematizada pela escritora feminista norte-americana Kimberl&eacute; Crenshaw com o foco no combate as a&ccedil;&otilde;es e consequ&ecirc;ncias da viol&ecirc;ncia contra a mulher nas comunidades negras. Para Crenshaw (2002, p. 177) &ldquo;interseccionalidade &eacute; uma conceitua&ccedil;&atilde;o do problema que busca capturar as consequ&ecirc;ncias estruturais e din&acirc;micas da intera&ccedil;&atilde;o entre dois ou mais eixos da subordina&ccedil;&atilde;o&rdquo;. No campo da defici&ecirc;ncia, a situa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. O g&ecirc;nero feminino com defici&ecirc;ncia n&atilde;o enfrenta o mesmo caminho do g&ecirc;nero masculino com defici&ecirc;ncia. Assim, as discuss&otilde;es sobre defici&ecirc;ncia est&atilde;o em constante di&aacute;logos com outras consonantes &agrave;s quest&otilde;es &eacute;tnico-raciais e de g&ecirc;nero.<br />\r\n
                  As adapta&ccedil;&otilde;es - curriculares e de materiais pedag&oacute;gicos - tamb&eacute;m est&atilde;o em foco. Em alguns casos, no campo da educa&ccedil;&atilde;o especial sob perspectiva inclusiva, precisamos promover adapta&ccedil;&otilde;es que podem responder &agrave;s necessidades educacionais espec&iacute;ficas dos estudantes com ou sem defici&ecirc;ncia. As adapta&ccedil;&otilde;es podem ser realizadas em salas de aula - comuns e nas SRM - e em atividades extraclasse. &Eacute; importante perceber que, para elaborar um plano com adapta&ccedil;&otilde;es curriculares, o educador deve primeiramente tra&ccedil;ar o conte&uacute;do program&aacute;tico, selecionar a metodologia e recursos pedag&oacute;gicos e discutir com os estudantes a forma de avalia&ccedil;&atilde;o. Seguir estes passos, no processo de adapta&ccedil;&atilde;o curricular, &eacute; fazer pensar no processo de ensino-aprendizagem e na realidade dos nossos estudantes com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Conforme Freire (2011, p. 72), &ldquo;o conhecimento envolve a constante unidade entre a&ccedil;&atilde;o e reflex&atilde;o sobre a realidade&rdquo; e, certamente, o educador deve ter uma participa&ccedil;&atilde;o efetiva neste saber-fazer.<br />\r\n
                  No escopo deste E-book est&atilde;o presentes tamb&eacute;m os caminhos que promovem a inclus&atilde;o - escolar e social - dos estudantes surdos e aqueles com defici&ecirc;ncia visual, cegos ou baixa vis&atilde;o. A l&iacute;ngua de sinais, a exemplo da Libras, &eacute; considerada como a primeira l&iacute;ngua da comunidade surda. A relev&acirc;ncia da l&iacute;ngua de sinais no processo de inclus&atilde;o das pessoas surdas, discutida nos escritos que seguem, mostra a import&acirc;ncia de as escolas comuns desenvolverem pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas com a constante presen&ccedil;a de um tradutor int&eacute;rprete de l&iacute;ngua de sinais, a exemplo do tradutor int&eacute;rprete de Libras, e explorando os novos caminhos da literatura que abordam a diversidade - a exemplo da literatura surda.<br />\r\n
                  Consonante &agrave;s pessoas com defici&ecirc;ncia visual, cegos e baixa vis&atilde;o, os textos presentes nessa colet&acirc;nea abordam o ensino de uma segunda l&iacute;ngua para pessoas com defici&ecirc;ncia visual e a import&acirc;ncia de uma forma&ccedil;&atilde;o de professores, em todas as licenciaturas, que venha a discutir as habilidades das pessoas cegas ou com baixa vis&atilde;o.<br />\r\n
                  No campo da Defici&ecirc;ncia Intelectual, &eacute; abordado o direito a educa&ccedil;&atilde;o dos estudantes com d&eacute;ficit intelectual. Compreendemos que o laudo de Defici&ecirc;ncia Intelectual n&atilde;o pode jamais ser um documento que vai determinar a n&atilde;o capacidade de algu&eacute;m assimilar o conhecimento. Diante de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas que estigmatiza o outro, o estudante com defici&ecirc;ncia intelectual pode apresentar bloqueios emocionais e ter dificuldades em se interagir com o mundo e os outros. Segundo Gomes, Poulin e Figueiredo (2010), muitos professores n&atilde;o reconhecem no estudante com defici&ecirc;ncia intelectual uma pessoa com habilidades.<br />\r\n
                  Outros importantes focos da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva aqui apresentados e discutidos s&atilde;o os caminhos metodol&oacute;gicos que favorecem o processo de inclus&atilde;o dos estudantes com Altas Habilidades. Estes estudos mostram pr&aacute;ticas inclusivas no campo das ci&ecirc;ncias humanas e da educa&ccedil;&atilde;o matem&aacute;tica com estudantes que apresentam altas habilidades.<br />\r\n
                  Esperamos, prezado/a leitor/a, que o presente E-book fortale&ccedil;a seus estudos e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novas investiga&ccedil;&otilde;es.<br />\r\n
                  Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discrimina&ccedil;&atilde;o racial relativos ao g&ecirc;nero. Estudos Feministas, Florian&oacute;polis, v. 10, n. 1, 2002. Dispon&iacute;vel em&nbsp;<a href="https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&amp;lang=pt" target="_blank">https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&amp;lang=pt</a>&nbsp;Acesso em 21 jun. 2024.<br />\r\n
                  FREIRE, Paulo. A&ccedil;&atilde;o cultural para liberdade e outros escritos. 14&ordf; ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.<br />\r\n
                  GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEREDO, Rita Vieira. A educa&ccedil;&atilde;o especial na perspectiva da inclus&atilde;o escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com defici&ecirc;ncia intelectual. Bras&iacute;lia: MEC/SEESP, 2010.<br />\r\n
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Publicado em 23 de julho de 2024

Resumo

Acreditamos que o lúdico no processo do ensino e aprendizagem da Libras da criança ouvinte é um tema que precisa de atenção e investigação, pois julgamos que ele seja muito importante nas abordagens lúdicas, pois os educadores podem tornar o ensino dessa língua mais inclusivo e acessível, incrementando a valorização da diversidade linguística e cultural, além de ampliar a criatividade e imaginação e contribuir para a aquisição de conhecimentos. Nesse contexto, pensando em usá-la como um recurso pedagógico, uma vez que é prazeroso e colabora com o significado do conhecimento, este estudo tem como objetivo pesquisar sobre a importância da ludicidade no ensino da Libras para o ouvinte e sinaliza como questão problematizadora de que maneira a ludicidade contribui para o ensino da Libras como L2 do aluno ouvinte? Sinalizando como uma das hipóteses que o lúdico facilita a aquisição da Libras como L2. Para isso, optamos, como método, pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como critério seletivo artigos publicados na base eletrônica de dados Capes, obras e periódicos referentes à temática em foco, analisando seis sugestões de atividades pedagógicas lúdicas que favoreçam a aprendizagem do aluno ouvinte que estuda Libras. Para fundamentarmos teoricamente, contamos com Quadros and Schmiedt (2006), Luckesi (2002), Antunes (2017), Castro e Calixto (2016) e Lima Maia e Silva (2017), que falam sobre o trabalho lúdico em sala de aula, apontando contribuições e sugestões. Enfim, tivemos como resultado a certeza de que práticas lúdicas são técnicas facilitadoras indispensáveis para a aprendizagem da Libras, inclusive, recomendamos que sejam usadas não somente no ensino da LS , mas também em todas as aulas.

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