Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ABRAÇOS LITERÁRIOS: UMA INTEGRAÇÃO DE PESSOAS, SABERES E VIVERES A PARTIR DA LITERATURA EM CONEXÃO COM OUTRAS ARTES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108179
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 1046
    "titulo" => "ABRAÇOS LITERÁRIOS: UMA INTEGRAÇÃO DE PESSOAS, SABERES E VIVERES A PARTIR DA LITERATURA EM CONEXÃO COM OUTRAS ARTES"
    "resumo" => "O projeto de extensão “Abraços literários” nasceu da consciência de que é papel da escola conduzir o processo de letramento literário para que este se dê de forma adequada, bem como da necessidade de se criar parcerias entre diferentes instituições de ensino para ampliar esse trabalho. Teve como objetivo central contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária, desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). Foi desenvolvido em 2023, com encontros semanais, abordando temas e/ou autores diversos, dentre os quais Cordelizando a escola; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, participamos de eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; construímos o sarau poético Vozes negras. Enfim, contamos com a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições (incluindo o convite para este ano o projeto contemplar toda a escola municipal parceira) de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1046_TB231_19022024222458.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "luciafsouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108179
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 1046
    "titulo" => "ABRAÇOS LITERÁRIOS: UMA INTEGRAÇÃO DE PESSOAS, SABERES E VIVERES A PARTIR DA LITERATURA EM CONEXÃO COM OUTRAS ARTES"
    "resumo" => "O projeto de extensão “Abraços literários” nasceu da consciência de que é papel da escola conduzir o processo de letramento literário para que este se dê de forma adequada, bem como da necessidade de se criar parcerias entre diferentes instituições de ensino para ampliar esse trabalho. Teve como objetivo central contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária, desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). Foi desenvolvido em 2023, com encontros semanais, abordando temas e/ou autores diversos, dentre os quais Cordelizando a escola; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, participamos de eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; construímos o sarau poético Vozes negras. Enfim, contamos com a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições (incluindo o convite para este ano o projeto contemplar toda a escola municipal parceira) de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1046_TB231_19022024222458.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA DE FÁTIMA ARAÚJO SOUTO BADÚ"
    "autor_nome_curto" => "LÚCIA SOUTO"
    "autor_email" => "luciafsouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O projeto de extensão “Abraços literários” nasceu da consciência de que é papel da escola conduzir o processo de letramento literário para que este se dê de forma adequada, bem como da necessidade de se criar parcerias entre diferentes instituições de ensino para ampliar esse trabalho. Teve como objetivo central contribuir com a construção de uma cidadania ativa, através de um trabalho consistente, sistemático, efetivo com leitura literária, desenvolvido por meio de vivências literárias experienciadas no estabelecimento de relações dialógicas entre discentes do ensino técnico integrado ao médio do IFPB Campus Esperança, e discentes do 7º ano da EMEF José Souto, localizada na mesma cidade, bem como entre servidores das duas instituições. Metodologicamente, considerou os espaços-tempos das duas escolas, os objetos de leitura literária, canônicas ou não, advindas dos participantes, a interação entre a literatura e outras artes (música, dança, cinema, dentre outras), bem como entre diferentes estratégias e métodos sintonizados nas concepções de suas formulações. Para tanto, teve como base teórico-metodológica os estudos de autores como Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2016), Naro (2014), Pètit (s/d) e Soares (2011). Foi desenvolvido em 2023, com encontros semanais, abordando temas e/ou autores diversos, dentre os quais Cordelizando a escola; Um giro com Quintana; Abraçando a inclusão e a diversidade: um encontro entre Flicts, de Ziraldo, e O extraordinário, de R. J. Palacio. Como resultados, participamos de eventos internos e externos, como O setembro amarelo, a FLIBARRA, Mostra de Pesquisa, Extensão e Inclusão do IFPB -ES; construímos o sarau poético Vozes negras. Enfim, contamos com a participação ativa de discentes e servidores de ambas as instituições (incluindo o convite para este ano o projeto contemplar toda a escola municipal parceira) de modo a evidenciar-se uma transformação dos participantes, uma ampliação dos seus horizontes de expectativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.