Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AUDIODESCRIÇÃO PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108228
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 2466
    "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem que pode ser considerado como um instrumento pedagógico com potencialidades de promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico para todos os estudantes em virtude da sua aproximação com o cotidiano dos alunos, ou seja, é uma linguagem moderna que apresenta uma abordagem lúdica. Assim, no contexto escolar, os recursos imagéticos ganham destaque seja em eventos comuns da escola sejam nos livros didáticos, logo o entendimento significativo desse conteúdo é essencial para o aprendizado dos estudantes. Dito isto, destaca-se o fato de um aprendiz com deficiência visual necessitar de canais perceptivos para aprender, já que as informações não são acessadas pelo sentido da visão. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar os parâmetros da audiodescrição (AD) do gênero textual HQ como artefato de tecnologia assistiva em contexto educacional. No contexto educacional e em várias outras situações previstas na Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a AD que compreende uma modalidade de natureza intersemiótica de tradução audiovisual objetiva, prioritariamente, por meio da tradução de signos visuais em signos audíveis, o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a recursos imagéticos estáticos e audiovisuais. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo com o intuito de alcançar os objetivos propostos compreende a abordagem, predominantemente, de caráter qualitativo do tipo aplicada e exploratória. Para o planejamento e elaboração da AD foram seguidas as diretrizes propostas por Caparica (2019)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2466_TB304_03032024172800.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LÍDIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.lidia@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108228
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 2466
    "titulo" => "AUDIODESCRIÇÃO PARA HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem que pode ser considerado como um instrumento pedagógico com potencialidades de promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico para todos os estudantes em virtude da sua aproximação com o cotidiano dos alunos, ou seja, é uma linguagem moderna que apresenta uma abordagem lúdica. Assim, no contexto escolar, os recursos imagéticos ganham destaque seja em eventos comuns da escola sejam nos livros didáticos, logo o entendimento significativo desse conteúdo é essencial para o aprendizado dos estudantes. Dito isto, destaca-se o fato de um aprendiz com deficiência visual necessitar de canais perceptivos para aprender, já que as informações não são acessadas pelo sentido da visão. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar os parâmetros da audiodescrição (AD) do gênero textual HQ como artefato de tecnologia assistiva em contexto educacional. No contexto educacional e em várias outras situações previstas na Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a AD que compreende uma modalidade de natureza intersemiótica de tradução audiovisual objetiva, prioritariamente, por meio da tradução de signos visuais em signos audíveis, o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a recursos imagéticos estáticos e audiovisuais. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo com o intuito de alcançar os objetivos propostos compreende a abordagem, predominantemente, de caráter qualitativo do tipo aplicada e exploratória. Para o planejamento e elaboração da AD foram seguidas as diretrizes propostas por Caparica (2019)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2466_TB304_03032024172800.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE LÍDIA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "aline.lidia@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A história em quadrinhos (HQ) é um gênero de linguagem que pode ser considerado como um instrumento pedagógico com potencialidades de promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico para todos os estudantes em virtude da sua aproximação com o cotidiano dos alunos, ou seja, é uma linguagem moderna que apresenta uma abordagem lúdica. Assim, no contexto escolar, os recursos imagéticos ganham destaque seja em eventos comuns da escola sejam nos livros didáticos, logo o entendimento significativo desse conteúdo é essencial para o aprendizado dos estudantes. Dito isto, destaca-se o fato de um aprendiz com deficiência visual necessitar de canais perceptivos para aprender, já que as informações não são acessadas pelo sentido da visão. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar os parâmetros da audiodescrição (AD) do gênero textual HQ como artefato de tecnologia assistiva em contexto educacional. No contexto educacional e em várias outras situações previstas na Lei nº 13.146/2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a AD que compreende uma modalidade de natureza intersemiótica de tradução audiovisual objetiva, prioritariamente, por meio da tradução de signos visuais em signos audíveis, o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão a recursos imagéticos estáticos e audiovisuais. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo com o intuito de alcançar os objetivos propostos compreende a abordagem, predominantemente, de caráter qualitativo do tipo aplicada e exploratória. Para o planejamento e elaboração da AD foram seguidas as diretrizes propostas por Caparica (2019).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.