Esta pesquisa aponta para a importância da Educação Financeira (EF), e considera que realizar um estudo com esse tema a partir de realidades sociais dos alunos, possa os favorecer em suas tomadas de decisões diante das práticas de consumo. Assim, este estudo alcançou alunos dos 1º e 3º anos do Ensino Médio da ECI Félix Araújo no ano de 2022, localizada na cidade de Caturité-PB. A partir de nossas vivências e experiências como professores de Matemática no contexto educacional, foi possível delinear o perfil dos discentes. A inquietação em desenvolver um estudo voltado à Educação Financeira, ultrapassa interesses relacionados somente a boa administração do dinheiro, mas sobretudo a sua formação crítica diante da sociedade de consumo. Assim, o objetivo dessa pesquisa está relacionado em debater a importância da EF de modo interdisciplinar a partir de atividades práticas educativas com alunos dos 1.º e 3.º anos do Ensino Médio. Para isso, foi possível conceituar o tema, apresentar a Agenda 2030 de modo a refletir sobre quatro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS); explorar às Habilidades de Língua Portuguesa e Matemática a partir de resolução de problemas; conhecer alunos(as) microempreendedores, por fim, realizar palestras sobre EF, Empreendedorismo, consumo compulsivo e consumo consciente. Os resultados apontam que todos os objetivos propostos foram executados com bastante cuidado para que os alunos compreendessem a importância da Educação Financeira em um contexto significativo. No desenvolvimento das ações, alunos microempreendedores participaram e mostraram suas empresas. Quanto aos ODS, perceberam que os mesmos têm próximas relação com tema gerador, e que, a resolução de problemas relacionados à EF, pode fazê-los desenvolver suas Habilidades. Foi de grande valia as palestras a respeito de todos os temas relacionados à EF, pois os mesmos fazem parte das práticas de consumo da sociedade.