EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2024-01-24 12:21:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105760 "edicao_id" => 333 "trabalho_id" => 3648 "inscrito_id" => 17303 "titulo" => "EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este artigo é constituído por um recorte de pesquisa, em andamento, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco que tem por objetivo analisar o sistema de recursos e o trabalho documental de licenciandos em matemática, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa se ancora nos fundamentos teóricos e metodológicos da Abordagem Documental do Didático, desenvolvida por pesquisadores franceses no seio da Didática da Matemática. No processo de construção e análise de dados, utilizamos os princípios da metodologia de investigação reflexiva: ampla coleta de recursos materiais produzidos e utilizados no trabalho documental; acompanhamento durante um longo período e em ambientes variados; reflexão no acompanhamento do trabalho documental e confrontação do trabalho documental. Neste trabalho, contamos com a participação de três bolsistas do Pibid. Realizamos o mapeamento dos seus sistemas de recursos e de suas trajetórias documentais antes da participação no programa. Ao longo de seis meses, acompanhamos a construção de uma sequência de atividades sobre o conceito de área de figuras planas, por meio de observação das reuniões de planejamento e de entrevistas. Além da observação de aulas. Dentre os resultados, expomos a evolução do uso inicial do tangram (em papel e em madeira) à construção de um e-book interativo contendo diversas possibilidades de uso do tangram em versões digitais." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID17303_TB3648_31052023122241.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:29:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELEIDE DA SILVA DAMASCENA" "autor_nome_curto" => "JOSELEIDE" "autor_email" => "joseleide.dasmascena@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105760 "edicao_id" => 333 "trabalho_id" => 3648 "inscrito_id" => 17303 "titulo" => "EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE RECURSOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "Este artigo é constituído por um recorte de pesquisa, em andamento, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco que tem por objetivo analisar o sistema de recursos e o trabalho documental de licenciandos em matemática, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa se ancora nos fundamentos teóricos e metodológicos da Abordagem Documental do Didático, desenvolvida por pesquisadores franceses no seio da Didática da Matemática. No processo de construção e análise de dados, utilizamos os princípios da metodologia de investigação reflexiva: ampla coleta de recursos materiais produzidos e utilizados no trabalho documental; acompanhamento durante um longo período e em ambientes variados; reflexão no acompanhamento do trabalho documental e confrontação do trabalho documental. Neste trabalho, contamos com a participação de três bolsistas do Pibid. Realizamos o mapeamento dos seus sistemas de recursos e de suas trajetórias documentais antes da participação no programa. Ao longo de seis meses, acompanhamos a construção de uma sequência de atividades sobre o conceito de área de figuras planas, por meio de observação das reuniões de planejamento e de entrevistas. Além da observação de aulas. Dentre os resultados, expomos a evolução do uso inicial do tangram (em papel e em madeira) à construção de um e-book interativo contendo diversas possibilidades de uso do tangram em versões digitais." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID17303_TB3648_31052023122241.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:29:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELEIDE DA SILVA DAMASCENA" "autor_nome_curto" => "JOSELEIDE" "autor_email" => "joseleide.dasmascena@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 333 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13" "logo" => null "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg" "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:21:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 333 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13" "logo" => null "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg" "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 12:21:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 209 "edicao_id" => 333 "codigo" => "978-85-61702-77-9" "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDRÉA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n CARLA (UEPB)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA <br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n OTÁVIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n REGINA MARIA PAVANELLO <br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:21:15" "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 209 "edicao_id" => 333 "codigo" => "978-85-61702-77-9" "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ABIGAIL FREGNI LINS """ "conselho_editorial" => """ ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n ANDRÉA DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n CARLA (UEPB)<br />\r\n DANIELLY BARBOSA DE SOUSA <br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO (URCA)<br />\r\n NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n OTÁVIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n REGINA MARIA PAVANELLO <br />\r\n SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n VERÔNICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA <br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 12:21:15" "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }