Este artigo é constituído por um recorte de pesquisa, em andamento, no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco que tem por objetivo analisar o sistema de recursos e o trabalho documental de licenciandos em matemática, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A pesquisa se ancora nos fundamentos teóricos e metodológicos da Abordagem Documental do Didático, desenvolvida por pesquisadores franceses no seio da Didática da Matemática. No processo de construção e análise de dados, utilizamos os princípios da metodologia de investigação reflexiva: ampla coleta de recursos materiais produzidos e utilizados no trabalho documental; acompanhamento durante um longo período e em ambientes variados; reflexão no acompanhamento do trabalho documental e confrontação do trabalho documental. Neste trabalho, contamos com a participação de três bolsistas do Pibid. Realizamos o mapeamento dos seus sistemas de recursos e de suas trajetórias documentais antes da participação no programa. Ao longo de seis meses, acompanhamos a construção de uma sequência de atividades sobre o conceito de área de figuras planas, por meio de observação das reuniões de planejamento e de entrevistas. Além da observação de aulas. Dentre os resultados, expomos a evolução do uso inicial do tangram (em papel e em madeira) à construção de um e-book interativo contendo diversas possibilidades de uso do tangram em versões digitais.