Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERSPECTIVA DOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID - QUÍMICA/UFRJ E O PAPEL DO PROGRAMA COMO COMPONENTE ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105012
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 9799
    "titulo" => "PERSPECTIVA DOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID - QUÍMICA/UFRJ E O PAPEL DO PROGRAMA COMO COMPONENTE ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo decreto nº 7.219/2010, tem como objetivo primordial fomentar a iniciação à docência e aprimorar a formação de futuros professores de nível superior no Brasil. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação básica pública ao integrar licenciandos com o ambiente escolar durante sua formação acadêmica. Essa imersão precoce é crucial para que os futuros educadores se sintam parte ativa da comunidade escolar e se preparem adequadamente para a atuação nas salas de aula. A formação de professores é um processo complexo que envolve a colaboração entre o professor formador da instituição de ensino superior, o professor supervisor da instituição de ensino básico e o licenciando. Essa colaboração é essencial para desenvolver profissionais qualificados e comprometidos com sua função educacional. O PIBID desempenha um papel significativo nesse processo, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir experiências práticas que resultam em insights valiosos. A prática reflexiva é um elemento-chave nesse processo, permitindo que os futuros educadores explorem novos métodos de ensino e abordagens ativas que envolvam os alunos de forma efetiva no processo de aprendizagem. Isso ajuda a preencher a lacuna entre a teoria acadêmica e a prática escolar, preparando os graduados para enfrentar os desafios da sala de aula. O PIBID Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reaberto em 2023 após cinco anos, concentra-se em formar professores com sólidos conhecimentos científicos e pedagógicos na área da Química. O programa visa preparar esses futuros educadores para atuar na Educação Básica com um olhar crítico e comprometido com a promoção social e a cidadania. Os resultados de um estudo realizado com licenciandos bolsistas do PIBID Química na UFRJ destacaram uma mudança significativa na compreensão dos participantes sobre o programa. Eles passaram a enxergá-lo como uma oportunidade valiosa para construir uma formação mais sólida e reflexiva, reconhecendo a importância da experiência prática na escola pública. Essa vivência desde o início da graduação prepara os futuros professores para compreender a dinâmica escolar e os desafios enfrentados. Em resumo, o PIBID desempenha um papel crucial na formação de educadores, promovendo a integração entre teoria e prática, enriquecendo a formação profissional e fortalecendo a educação pública no Brasil. Essa colaboração entre universidade, escola e licenciandos é essencial para preparar educadores mais conscientes e ativos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9799_TB2700_17112023105508.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marceloguedesufrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105012
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 9799
    "titulo" => "PERSPECTIVA DOS DISCENTES BOLSISTAS DO PIBID - QUÍMICA/UFRJ E O PAPEL DO PROGRAMA COMO COMPONENTE ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo decreto nº 7.219/2010, tem como objetivo primordial fomentar a iniciação à docência e aprimorar a formação de futuros professores de nível superior no Brasil. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação básica pública ao integrar licenciandos com o ambiente escolar durante sua formação acadêmica. Essa imersão precoce é crucial para que os futuros educadores se sintam parte ativa da comunidade escolar e se preparem adequadamente para a atuação nas salas de aula. A formação de professores é um processo complexo que envolve a colaboração entre o professor formador da instituição de ensino superior, o professor supervisor da instituição de ensino básico e o licenciando. Essa colaboração é essencial para desenvolver profissionais qualificados e comprometidos com sua função educacional. O PIBID desempenha um papel significativo nesse processo, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir experiências práticas que resultam em insights valiosos. A prática reflexiva é um elemento-chave nesse processo, permitindo que os futuros educadores explorem novos métodos de ensino e abordagens ativas que envolvam os alunos de forma efetiva no processo de aprendizagem. Isso ajuda a preencher a lacuna entre a teoria acadêmica e a prática escolar, preparando os graduados para enfrentar os desafios da sala de aula. O PIBID Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reaberto em 2023 após cinco anos, concentra-se em formar professores com sólidos conhecimentos científicos e pedagógicos na área da Química. O programa visa preparar esses futuros educadores para atuar na Educação Básica com um olhar crítico e comprometido com a promoção social e a cidadania. Os resultados de um estudo realizado com licenciandos bolsistas do PIBID Química na UFRJ destacaram uma mudança significativa na compreensão dos participantes sobre o programa. Eles passaram a enxergá-lo como uma oportunidade valiosa para construir uma formação mais sólida e reflexiva, reconhecendo a importância da experiência prática na escola pública. Essa vivência desde o início da graduação prepara os futuros professores para compreender a dinâmica escolar e os desafios enfrentados. Em resumo, o PIBID desempenha um papel crucial na formação de educadores, promovendo a integração entre teoria e prática, enriquecendo a formação profissional e fortalecendo a educação pública no Brasil. Essa colaboração entre universidade, escola e licenciandos é essencial para preparar educadores mais conscientes e ativos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9799_TB2700_17112023105508.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO GUEDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marceloguedesufrj@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo decreto nº 7.219/2010, tem como objetivo primordial fomentar a iniciação à docência e aprimorar a formação de futuros professores de nível superior no Brasil. Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação básica pública ao integrar licenciandos com o ambiente escolar durante sua formação acadêmica. Essa imersão precoce é crucial para que os futuros educadores se sintam parte ativa da comunidade escolar e se preparem adequadamente para a atuação nas salas de aula. A formação de professores é um processo complexo que envolve a colaboração entre o professor formador da instituição de ensino superior, o professor supervisor da instituição de ensino básico e o licenciando. Essa colaboração é essencial para desenvolver profissionais qualificados e comprometidos com sua função educacional. O PIBID desempenha um papel significativo nesse processo, proporcionando aos alunos a oportunidade de adquirir experiências práticas que resultam em insights valiosos. A prática reflexiva é um elemento-chave nesse processo, permitindo que os futuros educadores explorem novos métodos de ensino e abordagens ativas que envolvam os alunos de forma efetiva no processo de aprendizagem. Isso ajuda a preencher a lacuna entre a teoria acadêmica e a prática escolar, preparando os graduados para enfrentar os desafios da sala de aula. O PIBID Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reaberto em 2023 após cinco anos, concentra-se em formar professores com sólidos conhecimentos científicos e pedagógicos na área da Química. O programa visa preparar esses futuros educadores para atuar na Educação Básica com um olhar crítico e comprometido com a promoção social e a cidadania. Os resultados de um estudo realizado com licenciandos bolsistas do PIBID Química na UFRJ destacaram uma mudança significativa na compreensão dos participantes sobre o programa. Eles passaram a enxergá-lo como uma oportunidade valiosa para construir uma formação mais sólida e reflexiva, reconhecendo a importância da experiência prática na escola pública. Essa vivência desde o início da graduação prepara os futuros professores para compreender a dinâmica escolar e os desafios enfrentados. Em resumo, o PIBID desempenha um papel crucial na formação de educadores, promovendo a integração entre teoria e prática, enriquecendo a formação profissional e fortalecendo a educação pública no Brasil. Essa colaboração entre universidade, escola e licenciandos é essencial para preparar educadores mais conscientes e ativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.