Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE PEDAGÓGICA NO PÓS-PANDEMIA NA ESCOLA-CAMPO, ESCOLA E. E. MÉDIO SANTA MARTA, SANTA MARIA, RS.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103243
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 3970
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE PEDAGÓGICA NO PÓS-PANDEMIA NA ESCOLA-CAMPO, ESCOLA E. E. MÉDIO SANTA MARTA, SANTA MARIA, RS."
    "resumo" => "O trabalho enviado é fruto do relato de experiencia das atividades desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta, zona periférica da cidade de Santa Maria, RS. Onde o contexto escolar pós pandêmico trouxe à tona problemas já existentes e novas questões, a serem enfrentados pelos residentes e professores em formação. Nessa tarefa nossos objetivo foram encontrar recursos didático-pedagógicos adequados para trabalhar os conteúdos com seus alunos tornando-os saberes significativos para sua vida cotidiana. Nesse sentido, durante o período de vivências e experiências de práticas pedagógicas como professora residente na escola-campo, foram escolhidas diversas abordagens de metodologias ativas e lúdicas. O presente relato de experiência traz a realidade vivenciada no primeiro semestre do ano de 2023, na referida escola-campo, em duas turmas de nono ano do ensino fundamental. As práticas e experiências pedagógicas trouxeram resultados positivos com as turmas dos estudantes, contudo é necessário considerar as fragilidades iniciais que não foram superadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3970_TB662_28102023143937.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANNUELLI DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EMANNUELLI"
    "autor_email" => "mannurdrgs920@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103243
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 3970
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO RESIDENTE PEDAGÓGICA NO PÓS-PANDEMIA NA ESCOLA-CAMPO, ESCOLA E. E. MÉDIO SANTA MARTA, SANTA MARIA, RS."
    "resumo" => "O trabalho enviado é fruto do relato de experiencia das atividades desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta, zona periférica da cidade de Santa Maria, RS. Onde o contexto escolar pós pandêmico trouxe à tona problemas já existentes e novas questões, a serem enfrentados pelos residentes e professores em formação. Nessa tarefa nossos objetivo foram encontrar recursos didático-pedagógicos adequados para trabalhar os conteúdos com seus alunos tornando-os saberes significativos para sua vida cotidiana. Nesse sentido, durante o período de vivências e experiências de práticas pedagógicas como professora residente na escola-campo, foram escolhidas diversas abordagens de metodologias ativas e lúdicas. O presente relato de experiência traz a realidade vivenciada no primeiro semestre do ano de 2023, na referida escola-campo, em duas turmas de nono ano do ensino fundamental. As práticas e experiências pedagógicas trouxeram resultados positivos com as turmas dos estudantes, contudo é necessário considerar as fragilidades iniciais que não foram superadas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3970_TB662_28102023143937.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANNUELLI DE OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EMANNUELLI"
    "autor_email" => "mannurdrgs920@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho enviado é fruto do relato de experiencia das atividades desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Marta, localizada no Bairro Nova Santa Marta, zona periférica da cidade de Santa Maria, RS. Onde o contexto escolar pós pandêmico trouxe à tona problemas já existentes e novas questões, a serem enfrentados pelos residentes e professores em formação. Nessa tarefa nossos objetivo foram encontrar recursos didático-pedagógicos adequados para trabalhar os conteúdos com seus alunos tornando-os saberes significativos para sua vida cotidiana. Nesse sentido, durante o período de vivências e experiências de práticas pedagógicas como professora residente na escola-campo, foram escolhidas diversas abordagens de metodologias ativas e lúdicas. O presente relato de experiência traz a realidade vivenciada no primeiro semestre do ano de 2023, na referida escola-campo, em duas turmas de nono ano do ensino fundamental. As práticas e experiências pedagógicas trouxeram resultados positivos com as turmas dos estudantes, contudo é necessário considerar as fragilidades iniciais que não foram superadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.