Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO CELULAR COM ABORDAGENS PEDAGÓGICAS MULTIDIMENSIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1885
    "inscrito_id" => 3636
    "titulo" => "DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO CELULAR COM ABORDAGENS PEDAGÓGICAS MULTIDIMENSIONAIS"
    "resumo" => "Em ambientes educacionais desfavorecidos, é importante introduzir abordagens pedagógicas inovadoras para promover o envolvimento dos alunos e promover a aprendizagem autêntica (FERNANDES; ALLAIN; DIAS, 2022). Como residente de uma escola suburbana, enfrentei desafios socioeconómicos, incluindo infra-estruturas precárias e recursos limitados para o ensino de ciências e biologia. Para superar isso, desenvolvemos uma sequência de aprendizagem em três etapas com foco na “organização celular” para alunos do primeiro ano do ensino médio. Esta abordagem combina exercícios como brainstorming, estudos de caso, exploração de recursos de aprendizagem e atividades e habilidades práticas para aprimorar as habilidades de pensamento crítico. Em particular, os alunos são incentivados a assumir o papel de professor e a participar ativamente nas estratégias de ensino propostas. Este estudo destaca a necessidade de diversificar metodologias, abordagens e estratégias ativas no ensino de ciências. Uma variedade de recursos, como modelos, músicas, livros didáticos, esquemas e microscópios, têm se mostrado eficazes no envolvimento dos alunos, na promoção da compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Uma abordagem multidimensional garante maior envolvimento dos alunos, reflexão crítica e compreensão mais profunda, enfatizando a importância de abordagens pedagógicas diversas em ambientes educacionais desafiadores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3636_TB1885_05102023121829.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "marques.gabriela@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104286
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1885
    "inscrito_id" => 3636
    "titulo" => "DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DA ORGANIZAÇÃO CELULAR COM ABORDAGENS PEDAGÓGICAS MULTIDIMENSIONAIS"
    "resumo" => "Em ambientes educacionais desfavorecidos, é importante introduzir abordagens pedagógicas inovadoras para promover o envolvimento dos alunos e promover a aprendizagem autêntica (FERNANDES; ALLAIN; DIAS, 2022). Como residente de uma escola suburbana, enfrentei desafios socioeconómicos, incluindo infra-estruturas precárias e recursos limitados para o ensino de ciências e biologia. Para superar isso, desenvolvemos uma sequência de aprendizagem em três etapas com foco na “organização celular” para alunos do primeiro ano do ensino médio. Esta abordagem combina exercícios como brainstorming, estudos de caso, exploração de recursos de aprendizagem e atividades e habilidades práticas para aprimorar as habilidades de pensamento crítico. Em particular, os alunos são incentivados a assumir o papel de professor e a participar ativamente nas estratégias de ensino propostas. Este estudo destaca a necessidade de diversificar metodologias, abordagens e estratégias ativas no ensino de ciências. Uma variedade de recursos, como modelos, músicas, livros didáticos, esquemas e microscópios, têm se mostrado eficazes no envolvimento dos alunos, na promoção da compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Uma abordagem multidimensional garante maior envolvimento dos alunos, reflexão crítica e compreensão mais profunda, enfatizando a importância de abordagens pedagógicas diversas em ambientes educacionais desafiadores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3636_TB1885_05102023121829.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "marques.gabriela@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Em ambientes educacionais desfavorecidos, é importante introduzir abordagens pedagógicas inovadoras para promover o envolvimento dos alunos e promover a aprendizagem autêntica (FERNANDES; ALLAIN; DIAS, 2022). Como residente de uma escola suburbana, enfrentei desafios socioeconómicos, incluindo infra-estruturas precárias e recursos limitados para o ensino de ciências e biologia. Para superar isso, desenvolvemos uma sequência de aprendizagem em três etapas com foco na “organização celular” para alunos do primeiro ano do ensino médio. Esta abordagem combina exercícios como brainstorming, estudos de caso, exploração de recursos de aprendizagem e atividades e habilidades práticas para aprimorar as habilidades de pensamento crítico. Em particular, os alunos são incentivados a assumir o papel de professor e a participar ativamente nas estratégias de ensino propostas. Este estudo destaca a necessidade de diversificar metodologias, abordagens e estratégias ativas no ensino de ciências. Uma variedade de recursos, como modelos, músicas, livros didáticos, esquemas e microscópios, têm se mostrado eficazes no envolvimento dos alunos, na promoção da compreensão conceitual e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Uma abordagem multidimensional garante maior envolvimento dos alunos, reflexão crítica e compreensão mais profunda, enfatizando a importância de abordagens pedagógicas diversas em ambientes educacionais desafiadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.