Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104687
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2332
    "inscrito_id" => 8507
    "titulo" => "O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8507_TB2332_22112023105621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SA"
    "autor_nome_curto" => "Jonatha Iuri"
    "autor_email" => "yuremacena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104687
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2332
    "inscrito_id" => 8507
    "titulo" => "O DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD3_ID8507_TB2332_22112023105621.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHA IURI MACENA DE SA"
    "autor_nome_curto" => "Jonatha Iuri"
    "autor_email" => "yuremacena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O diagnóstico da realidade escolar é um instrumento para investigação do contexto da escola, essa ferramenta tem por objetivo investigar a realidade espacial na qual a escola está inserida, retratando as dificuldades a partir de diferentes categorias de investigação, analisando a escola desde a sua infraestrutura física e as problemáticas dos indicadores educacionais além dos aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos do contexto da cidade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo relatar como ocorreu o processo de elaboração e aplicação do diagnóstico da realidade escolar aplicada na escola Cecília Estolano Meireles, localizada no município de Cajazeiras/Paraíba, essa ferramenta visa dar subsídios aos alunos do PIBID sobre a realidade escolar na qual ele está inserido. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo visando contemplar 05 categorias de investigação para a realização do diagnóstico, tais como: 01) Caracterização, descrição e análise do espaço geográfico do município e da cidade onde o subprojeto está sendo realizado; 02) Caracterização, descrição e análise do entorno da escola, desde aspectos paisagísticos até a mobilidade urbana; 04) Análise dos indicadores do Censo Escolar do município de Cajazeiras e 05) Elaboração e aplicação de questionário socioeconômico e cultural, dirigido aos estudantes da turma em que desenvolverá as atividades de iniciação a docência. Assim, a partir da análise das categorias supracitadas, obtemos uma grande base de dados sobre a realidade escolar, sendo importante para as futuras ações para os pibidianos que poderão modificar suas metodologias a partir da realidade do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.