Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS PROGRAMAS PIBID E PRP: EXPERIÊNCIAS NA UEMG

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104378
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS PROGRAMAS PIBID E PRP: EXPERIÊNCIAS NA UEMG"
    "resumo" => "O texto tem a intenção de apresentar o desenvolvimento dos programas PIBID e PRP no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nesse sentido, a proposta centra-se na ideia de explicitar a história e a organização dos Programas e também as perspectivas de formação de professores advindas das ações realizadas. As estratégias de formação desenvolvidas ao longo das experiências vivenciados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e no Programa Residência Pedagógica e a articulação teoria e prática nos diversos cursos de Licenciatura em parceria com as redes públicas de educação básica no sentido de ampliar as possibilidades de aprendizado da prática no campo profissional, são o foco das ações realizadas nas escolas. Inserido em uma perspectiva crítica da formação de professores, o relato aborda as concepções, conceitos e epistemologias de formação defendidas pelos Programas e as perspectivas de formação que valorizam as percepções do professor sobre suas práticas e defendem a realização de ações colaborativas entre acadêmicos e professores das escolas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB1984_25112023235326.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO"
    "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104378
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS PROGRAMAS PIBID E PRP: EXPERIÊNCIAS NA UEMG"
    "resumo" => "O texto tem a intenção de apresentar o desenvolvimento dos programas PIBID e PRP no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nesse sentido, a proposta centra-se na ideia de explicitar a história e a organização dos Programas e também as perspectivas de formação de professores advindas das ações realizadas. As estratégias de formação desenvolvidas ao longo das experiências vivenciados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e no Programa Residência Pedagógica e a articulação teoria e prática nos diversos cursos de Licenciatura em parceria com as redes públicas de educação básica no sentido de ampliar as possibilidades de aprendizado da prática no campo profissional, são o foco das ações realizadas nas escolas. Inserido em uma perspectiva crítica da formação de professores, o relato aborda as concepções, conceitos e epistemologias de formação defendidas pelos Programas e as perspectivas de formação que valorizam as percepções do professor sobre suas práticas e defendem a realização de ações colaborativas entre acadêmicos e professores das escolas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB1984_25112023235326.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO"
    "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O texto tem a intenção de apresentar o desenvolvimento dos programas PIBID e PRP no âmbito da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nesse sentido, a proposta centra-se na ideia de explicitar a história e a organização dos Programas e também as perspectivas de formação de professores advindas das ações realizadas. As estratégias de formação desenvolvidas ao longo das experiências vivenciados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e no Programa Residência Pedagógica e a articulação teoria e prática nos diversos cursos de Licenciatura em parceria com as redes públicas de educação básica no sentido de ampliar as possibilidades de aprendizado da prática no campo profissional, são o foco das ações realizadas nas escolas. Inserido em uma perspectiva crítica da formação de professores, o relato aborda as concepções, conceitos e epistemologias de formação defendidas pelos Programas e as perspectivas de formação que valorizam as percepções do professor sobre suas práticas e defendem a realização de ações colaborativas entre acadêmicos e professores das escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.