Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROTAGONISMO E LUDICIDADE NA ELABORAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105213
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2933
    "inscrito_id" => 9952
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROTAGONISMO E LUDICIDADE NA ELABORAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP, no subprojeto de matemática na escola campo, a Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC localizada no município de Nazaré da Mata em Pernambuco enquanto bolsista deste projeto de extensão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A atividade realizada foi um evento cujo os protagonistas foram os alunos dos sétimos anos, anos finais do ensino fundamental. Neste evento estes alunos foram os protagonistas do processo de aprendizagem, de tal forma que a aprendizagem foi significativa, ou seja, teve sentido para os discentes. Partindo do pressuposto que ao ensinar por meio de jogos há a possibilidade de formação de alunos críticos e de derrubar algumas barreiras de aprendizagem inerente ao método tradicional de ensino, e que os alunos devem ser autônomos em suas decisões e ativos neste processo de ensino e aprendizagem, o evento intitulado de II Expo Matemática – EAPC fez com que os alunos dos sétimos anos escolhessem, produzissem e apresentassem jogos matemáticos que trabalhassem o raciocínio lógico e conceitos matemáticos. Com isso, os alunos se divertiram, aprenderam e desenvolveram a criticidade ao repassar as regras dos jogos para as demais turmas da instituição de ensino que prestigiaram o evento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9952_TB2933_20112023170852.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS DA SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS"
    "autor_email" => "vinicius.santiago@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105213
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2933
    "inscrito_id" => 9952
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROTAGONISMO E LUDICIDADE NA ELABORAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PELOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP, no subprojeto de matemática na escola campo, a Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC localizada no município de Nazaré da Mata em Pernambuco enquanto bolsista deste projeto de extensão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A atividade realizada foi um evento cujo os protagonistas foram os alunos dos sétimos anos, anos finais do ensino fundamental. Neste evento estes alunos foram os protagonistas do processo de aprendizagem, de tal forma que a aprendizagem foi significativa, ou seja, teve sentido para os discentes. Partindo do pressuposto que ao ensinar por meio de jogos há a possibilidade de formação de alunos críticos e de derrubar algumas barreiras de aprendizagem inerente ao método tradicional de ensino, e que os alunos devem ser autônomos em suas decisões e ativos neste processo de ensino e aprendizagem, o evento intitulado de II Expo Matemática – EAPC fez com que os alunos dos sétimos anos escolhessem, produzissem e apresentassem jogos matemáticos que trabalhassem o raciocínio lógico e conceitos matemáticos. Com isso, os alunos se divertiram, aprenderam e desenvolveram a criticidade ao repassar as regras dos jogos para as demais turmas da instituição de ensino que prestigiaram o evento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9952_TB2933_20112023170852.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINÍCIUS DA SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "VINÍCIUS"
    "autor_email" => "vinicius.santiago@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP, no subprojeto de matemática na escola campo, a Escola de Aplicação Professor Chaves – EAPC localizada no município de Nazaré da Mata em Pernambuco enquanto bolsista deste projeto de extensão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A atividade realizada foi um evento cujo os protagonistas foram os alunos dos sétimos anos, anos finais do ensino fundamental. Neste evento estes alunos foram os protagonistas do processo de aprendizagem, de tal forma que a aprendizagem foi significativa, ou seja, teve sentido para os discentes. Partindo do pressuposto que ao ensinar por meio de jogos há a possibilidade de formação de alunos críticos e de derrubar algumas barreiras de aprendizagem inerente ao método tradicional de ensino, e que os alunos devem ser autônomos em suas decisões e ativos neste processo de ensino e aprendizagem, o evento intitulado de II Expo Matemática – EAPC fez com que os alunos dos sétimos anos escolhessem, produzissem e apresentassem jogos matemáticos que trabalhassem o raciocínio lógico e conceitos matemáticos. Com isso, os alunos se divertiram, aprenderam e desenvolveram a criticidade ao repassar as regras dos jogos para as demais turmas da instituição de ensino que prestigiaram o evento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.