Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104323
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1927
    "inscrito_id" => 5805
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como uma de suas finalidades a integralização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nos cursos de formação inicial docente. Ao vivenciar essa inserção, reparamos que estar dentro de sala de aula poderia ser uma tarefa que exige muita flexibilidade para se adaptar a todas as situações que podem acontecer em sala de aula. Dessa forma, nosso objetivo é relatar nossas experiências através de observação de aulas e da dinâmica de funcionamento da unidade escolar. Assim o PRP é uma oportunidade excelente para a obtenção de noções de como é ser um professor de Ciências e Biologia na prática, e de como realmente é um ambiente\u{A0}escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5805_TB1927_05102023162757.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA LETÍCIA DE FREITAS ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbara.freitas@estudante.ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104323
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1927
    "inscrito_id" => 5805
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como uma de suas finalidades a integralização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nos cursos de formação inicial docente. Ao vivenciar essa inserção, reparamos que estar dentro de sala de aula poderia ser uma tarefa que exige muita flexibilidade para se adaptar a todas as situações que podem acontecer em sala de aula. Dessa forma, nosso objetivo é relatar nossas experiências através de observação de aulas e da dinâmica de funcionamento da unidade escolar. Assim o PRP é uma oportunidade excelente para a obtenção de noções de como é ser um professor de Ciências e Biologia na prática, e de como realmente é um ambiente\u{A0}escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5805_TB1927_05102023162757.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA LETÍCIA DE FREITAS ASSIS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbara.freitas@estudante.ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem como uma de suas finalidades a integralização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) nos cursos de formação inicial docente. Ao vivenciar essa inserção, reparamos que estar dentro de sala de aula poderia ser uma tarefa que exige muita flexibilidade para se adaptar a todas as situações que podem acontecer em sala de aula. Dessa forma, nosso objetivo é relatar nossas experiências através de observação de aulas e da dinâmica de funcionamento da unidade escolar. Assim o PRP é uma oportunidade excelente para a obtenção de noções de como é ser um professor de Ciências e Biologia na prática, e de como realmente é um ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.