Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105139
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB2845_25112023235129.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO"
    "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105139
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2845
    "inscrito_id" => 7957
    "titulo" => "GRUPO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7957_TB2845_25112023235129.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA SILVA GINO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA GINO"
    "autor_email" => "andrea.gino@uemg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho aborda sobre o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Matemática – GCFPEM. O objetivo do grupo é contribuir para a formação de estudantes dos cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) e com a formação continuada de professores da Educação Básica. Promove o diálogo entre estudantes, professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e professores do Ensino Superior sobre as práticas de ensino de Matemática, em processo de colaboração, possibilitou a ampliação do conhecimento no campo da Educação Matemática. A proposta incentivou a participação de professores da Educação Básica como co-formadores de futuros docentes através da atuação no GCFPEM. Para a comunicação do GCFPEM, optou-se pela criação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponível na EaD da UEMG e pela comunicação virtual por meio da plataforma Google Meet. As demandas e refinamento das temáticas abordadas no curso foram levantadas a partir da problematização das práticas de ensino de Matemática relatadas pelos professores da Educação Básica participantes do projeto. A análise da problematização dessas práticas indicou as temáticas para o curso de extensão: “Práticas Colaborativas de Ensino de Matemática”. O trabalho no GCFPEM possibilitou aos professores uma postura explícita frente a própria prática; aos estudantes a oportunidade de relacionar teoria e prática por meio da aproximação da universidade com a escola de Educação Básica; aos professores universitários, a oportunidade de relacionar os componentes curriculares com as práticas dos professores da Educação Básica, trazendo as práticas docentes como objeto de reflexão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.