Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONSTITUINDO-ME PROFESSORA NO CONTEXTO DE SUPERVISÃO DO PIBID

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar os aprendizados provenientes das trocas realizadas com as bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do subprograma Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB). Compartilha-se como foi vivenciada a dodiscência fomentada pela convivência com as pibidianas no âmbito do Programa, utilizando-se como recurso teórico-metodológico a reflexão da e na ação e o pressuposto bakhtiniano de que é o olhar do outro que nos dá o acabamento de que necessitamos. Os instrumento de análise se configuraram não só nas anotações/registros reflexivos feitos pela professora-supervisora mas, também, pela análise dos relatórios diários produzidos pelas bolsistas em suas observações-participantes realizadas nas turmas de anos iniciais do ensino fundamental. As devolutivas das bolsistas, evidenciando aspectos observados em cada aula, tornaram-se uma via de reflexão sobre as ações docentes (dodiscente), aprendendo-se também por meio do “olhar” do outro. Sustenta-se a compreensão de que a relação dodiscente se faz presente na relação supervisora-bolsistas, afinal o fluxo de aprendizagem se dá em duas vias de distintas trocas e de múltiplas aprendizagens. Conclui-se que a formação inicial das bolsistas reverbera na formação continuada da docente, configurando a dodiscência tão cara a Paulo Freire.

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