Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NO PIBID PEGADOGIA CAPF/UERN

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104141
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1731
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NO PIBID PEGADOGIA CAPF/UERN"
    "resumo" => "A aprendizagem é um fenômeno interpretativo da realidade e que exige o ato de construir e reconstruir cotidianamente. Por este viés, o presente trabalho busca analisar a seguinte questão de pesquisa: i) Quais as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos em sala de aula? Desse modo, em síntese, nosso objetivo consiste em identificar as dificuldades de aprendizado predominantes que são enfrentadas em sala de aula. O percurso metodológico deste trabalho se desenvolveu mediante uma abordagem qualitativa. No que concerne aos instrumentos utilizados ao acesso do campo de pesquisa, foi aplicada a técnica de coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado, desenvolvido com as duas professoras responsáveis pelo 2° ano do ensino fundamental numa escola de Pau dos Ferros. Para fundamentar a pesquisa, foi utilizado material referente a Almeida et al (2016); Reid, Lienemann e Hagaman (2013); Pozo (1996); Bandura (1989) e Piaget (1985)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID901_TB1731_15112023182017.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA CARVALHO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaveronicac20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104141
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1731
    "inscrito_id" => 901
    "titulo" => "AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: UM ESTUDO DE CASO NO PIBID PEGADOGIA CAPF/UERN"
    "resumo" => "A aprendizagem é um fenômeno interpretativo da realidade e que exige o ato de construir e reconstruir cotidianamente. Por este viés, o presente trabalho busca analisar a seguinte questão de pesquisa: i) Quais as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos em sala de aula? Desse modo, em síntese, nosso objetivo consiste em identificar as dificuldades de aprendizado predominantes que são enfrentadas em sala de aula. O percurso metodológico deste trabalho se desenvolveu mediante uma abordagem qualitativa. No que concerne aos instrumentos utilizados ao acesso do campo de pesquisa, foi aplicada a técnica de coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado, desenvolvido com as duas professoras responsáveis pelo 2° ano do ensino fundamental numa escola de Pau dos Ferros. Para fundamentar a pesquisa, foi utilizado material referente a Almeida et al (2016); Reid, Lienemann e Hagaman (2013); Pozo (1996); Bandura (1989) e Piaget (1985)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID901_TB1731_15112023182017.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA CARVALHO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaveronicac20@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A aprendizagem é um fenômeno interpretativo da realidade e que exige o ato de construir e reconstruir cotidianamente. Por este viés, o presente trabalho busca analisar a seguinte questão de pesquisa: i) Quais as principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos em sala de aula? Desse modo, em síntese, nosso objetivo consiste em identificar as dificuldades de aprendizado predominantes que são enfrentadas em sala de aula. O percurso metodológico deste trabalho se desenvolveu mediante uma abordagem qualitativa. No que concerne aos instrumentos utilizados ao acesso do campo de pesquisa, foi aplicada a técnica de coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado, desenvolvido com as duas professoras responsáveis pelo 2° ano do ensino fundamental numa escola de Pau dos Ferros. Para fundamentar a pesquisa, foi utilizado material referente a Almeida et al (2016); Reid, Lienemann e Hagaman (2013); Pozo (1996); Bandura (1989) e Piaget (1985).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.