Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102734
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "Os programas de ensino de segunda língua têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo promover a reflexão e a discussão a partir de perguntas propostas por King (2007) sobre como os pais podem procurar bons programas de ensino a partir de um conjunto de questionamentos sugeridos aos pais, para que conversem com os professores de segunda língua e analisarem como eles atuam e quais métodos de ensino utilizam em suas aulas, podendo ser um fator decisório na escolha do programa. A autora discute a educação bilíngue por meio da análise de modelos de educação e aponta que um bom programa para a educação bilíngue deve trazer uma estrutura de planejamento, além de respeitar a diversidade cultural. Para isso, nos propomos a analisar e refletir sobre as questões elencadas pela autora, ao considerarmos um breve levantamento bibliográfico e obras que abordam sobre a temática do Plurilinguismo e Educação. Palavras-chave: Programas de ensino. Segunda língua. Ensino bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3086_TB96_20082023090022.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAKELINE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JAKELINE"
    "autor_email" => "jakeline@unochapeco.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102734
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "PROGRAMAS DE ENSINO DE SEGUNDA LÍNGUA: PERGUNTAS E REFLEXÕES"
    "resumo" => "Os programas de ensino de segunda língua têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo promover a reflexão e a discussão a partir de perguntas propostas por King (2007) sobre como os pais podem procurar bons programas de ensino a partir de um conjunto de questionamentos sugeridos aos pais, para que conversem com os professores de segunda língua e analisarem como eles atuam e quais métodos de ensino utilizam em suas aulas, podendo ser um fator decisório na escolha do programa. A autora discute a educação bilíngue por meio da análise de modelos de educação e aponta que um bom programa para a educação bilíngue deve trazer uma estrutura de planejamento, além de respeitar a diversidade cultural. Para isso, nos propomos a analisar e refletir sobre as questões elencadas pela autora, ao considerarmos um breve levantamento bibliográfico e obras que abordam sobre a temática do Plurilinguismo e Educação. Palavras-chave: Programas de ensino. Segunda língua. Ensino bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3086_TB96_20082023090022.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAKELINE MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JAKELINE"
    "autor_email" => "jakeline@unochapeco.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Os programas de ensino de segunda língua têm se popularizado nos últimos anos, principalmente pela influência que exercem na aprendizagem de idiomas. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo promover a reflexão e a discussão a partir de perguntas propostas por King (2007) sobre como os pais podem procurar bons programas de ensino a partir de um conjunto de questionamentos sugeridos aos pais, para que conversem com os professores de segunda língua e analisarem como eles atuam e quais métodos de ensino utilizam em suas aulas, podendo ser um fator decisório na escolha do programa. A autora discute a educação bilíngue por meio da análise de modelos de educação e aponta que um bom programa para a educação bilíngue deve trazer uma estrutura de planejamento, além de respeitar a diversidade cultural. Para isso, nos propomos a analisar e refletir sobre as questões elencadas pela autora, ao considerarmos um breve levantamento bibliográfico e obras que abordam sobre a temática do Plurilinguismo e Educação. Palavras-chave: Programas de ensino. Segunda língua. Ensino bilíngue.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.