Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104108
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1692
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => "CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1992_TB1692_19112023224659.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA BONIFÁCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mayara"
    "autor_email" => "mayara.bonifacio@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104108
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1692
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => "CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "resumo" => "Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1992_TB1692_19112023224659.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYARA BONIFÁCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Mayara"
    "autor_email" => "mayara.bonifacio@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.