Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104466
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2085
    "inscrito_id" => 5558
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo é investigar como a tecnologia digital pode ser útil para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental a partir de um projeto de ação do PIBID Inglês em uma escola pública do município de Fortaleza, considerando tanto os multiletramentos que os bolsistas PIBID e os alunos compreendidos como nativos digitais (PRENSKY, 2001) possuem previamente, quanto aqueles a serem adquiridos das experiências vivenciadas no ambiente escolar por meio do uso de eletrônicos, validando e ampliando conhecimentos adquiridos por meio dos seus recursos eletrônicos pessoais, utilizando jogos, aplicativos e redes sociais, de modo crítico e ético. Esta pesquisa de natureza qualitativa está teoricamente fundamentada na relevância da inserção das TDICs em sala de aula defendida pela BNCC (BRASIL, 2017) e visa à compreensão dos benefícios da sua integração na interação da sala de aula (BROWN, 2015) e a maneira como influencia o desenvolvimento de multiletramentos dos estudantes na perspectiva de Rojo (2012). Nesse viés, este estudo objetiva descrever e analisar as propostas pedagógicas que integram tecnologias como proposta de ensino aprendizagem da língua inglesa. Como dados desse estudo, analisou-se os resultados dos questionários aplicados aos estudantes, os quais evidenciam o seu conhecimento prévio na língua inglesa, assim como nos materiais produzidos pelos bolsistas PIBID juntamente com os estudantes da escola. Os resultados mostram que os letramentos prévios dos estudantes, tanto letramentos em língua materna, quanto letramentos digitais, potencializam a aprendizagem do inglês na escola quando valorizados nas atividades pedagógicas. Portanto, é possível reforçar e compreender, na pesquisa, os impactos positivos e progressistas que a inclusão das TDICs, aliadas dos multiletramentos, proporcionam para a atuação do PIBID Inglês nas escolas de maneira efetiva."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5558_TB2085_06102023100748.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH FERNANDA ALVES DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarah.fernandaalves133@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104466
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2085
    "inscrito_id" => 5558
    "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo é investigar como a tecnologia digital pode ser útil para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental a partir de um projeto de ação do PIBID Inglês em uma escola pública do município de Fortaleza, considerando tanto os multiletramentos que os bolsistas PIBID e os alunos compreendidos como nativos digitais (PRENSKY, 2001) possuem previamente, quanto aqueles a serem adquiridos das experiências vivenciadas no ambiente escolar por meio do uso de eletrônicos, validando e ampliando conhecimentos adquiridos por meio dos seus recursos eletrônicos pessoais, utilizando jogos, aplicativos e redes sociais, de modo crítico e ético. Esta pesquisa de natureza qualitativa está teoricamente fundamentada na relevância da inserção das TDICs em sala de aula defendida pela BNCC (BRASIL, 2017) e visa à compreensão dos benefícios da sua integração na interação da sala de aula (BROWN, 2015) e a maneira como influencia o desenvolvimento de multiletramentos dos estudantes na perspectiva de Rojo (2012). Nesse viés, este estudo objetiva descrever e analisar as propostas pedagógicas que integram tecnologias como proposta de ensino aprendizagem da língua inglesa. Como dados desse estudo, analisou-se os resultados dos questionários aplicados aos estudantes, os quais evidenciam o seu conhecimento prévio na língua inglesa, assim como nos materiais produzidos pelos bolsistas PIBID juntamente com os estudantes da escola. Os resultados mostram que os letramentos prévios dos estudantes, tanto letramentos em língua materna, quanto letramentos digitais, potencializam a aprendizagem do inglês na escola quando valorizados nas atividades pedagógicas. Portanto, é possível reforçar e compreender, na pesquisa, os impactos positivos e progressistas que a inclusão das TDICs, aliadas dos multiletramentos, proporcionam para a atuação do PIBID Inglês nas escolas de maneira efetiva."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5558_TB2085_06102023100748.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH FERNANDA ALVES DE PAULA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarah.fernandaalves133@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar como a tecnologia digital pode ser útil para o ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental a partir de um projeto de ação do PIBID Inglês em uma escola pública do município de Fortaleza, considerando tanto os multiletramentos que os bolsistas PIBID e os alunos compreendidos como nativos digitais (PRENSKY, 2001) possuem previamente, quanto aqueles a serem adquiridos das experiências vivenciadas no ambiente escolar por meio do uso de eletrônicos, validando e ampliando conhecimentos adquiridos por meio dos seus recursos eletrônicos pessoais, utilizando jogos, aplicativos e redes sociais, de modo crítico e ético. Esta pesquisa de natureza qualitativa está teoricamente fundamentada na relevância da inserção das TDICs em sala de aula defendida pela BNCC (BRASIL, 2017) e visa à compreensão dos benefícios da sua integração na interação da sala de aula (BROWN, 2015) e a maneira como influencia o desenvolvimento de multiletramentos dos estudantes na perspectiva de Rojo (2012). Nesse viés, este estudo objetiva descrever e analisar as propostas pedagógicas que integram tecnologias como proposta de ensino aprendizagem da língua inglesa. Como dados desse estudo, analisou-se os resultados dos questionários aplicados aos estudantes, os quais evidenciam o seu conhecimento prévio na língua inglesa, assim como nos materiais produzidos pelos bolsistas PIBID juntamente com os estudantes da escola. Os resultados mostram que os letramentos prévios dos estudantes, tanto letramentos em língua materna, quanto letramentos digitais, potencializam a aprendizagem do inglês na escola quando valorizados nas atividades pedagógicas. Portanto, é possível reforçar e compreender, na pesquisa, os impactos positivos e progressistas que a inclusão das TDICs, aliadas dos multiletramentos, proporcionam para a atuação do PIBID Inglês nas escolas de maneira efetiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.