Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O PLANEJAMENTO, A REFLEXÃO E AÇÃO COMO ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103684
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 6198
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O PLANEJAMENTO, A REFLEXÃO E AÇÃO COMO ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "O texto que se segue refere-se a experiencia vivida no decorrer do Programa de Residência Pedagógica, este que objetiva promover o aperfeiçoamento da formação prática de estudantes do curso de licenciatura em pedagogia através da imersão dos mesmos no espaço escolar da educação básica. Em agosto do ano de 2022 se iniciou a ação processual do programa que viria a ser uma grande oportunidade para potencializar o aprendizado e apropriar-se de metodologias na prática dentro de uma rede de ensino pública. A reflexão resultante desse processo realçou a necessidade de planejar e organizar ações para atingir objetivos educacionais, enfatizando a centralidade da metodologia no processo de ensino aprendizagem. Este projeto torna-se um eixo norteador, pois promove a melhora da metodologia pessoal de cada residente, como também a pratica profissional dos preceptores enquanto educadores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6198_TB1202_19112023134419.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "sgiseli644@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103684
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1202
    "inscrito_id" => 6198
    "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: O PLANEJAMENTO, A REFLEXÃO E AÇÃO COMO ATIVIDADES NECESSÁRIAS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO."
    "resumo" => "O texto que se segue refere-se a experiencia vivida no decorrer do Programa de Residência Pedagógica, este que objetiva promover o aperfeiçoamento da formação prática de estudantes do curso de licenciatura em pedagogia através da imersão dos mesmos no espaço escolar da educação básica. Em agosto do ano de 2022 se iniciou a ação processual do programa que viria a ser uma grande oportunidade para potencializar o aprendizado e apropriar-se de metodologias na prática dentro de uma rede de ensino pública. A reflexão resultante desse processo realçou a necessidade de planejar e organizar ações para atingir objetivos educacionais, enfatizando a centralidade da metodologia no processo de ensino aprendizagem. Este projeto torna-se um eixo norteador, pois promove a melhora da metodologia pessoal de cada residente, como também a pratica profissional dos preceptores enquanto educadores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6198_TB1202_19112023134419.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "sgiseli644@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O texto que se segue refere-se a experiencia vivida no decorrer do Programa de Residência Pedagógica, este que objetiva promover o aperfeiçoamento da formação prática de estudantes do curso de licenciatura em pedagogia através da imersão dos mesmos no espaço escolar da educação básica. Em agosto do ano de 2022 se iniciou a ação processual do programa que viria a ser uma grande oportunidade para potencializar o aprendizado e apropriar-se de metodologias na prática dentro de uma rede de ensino pública. A reflexão resultante desse processo realçou a necessidade de planejar e organizar ações para atingir objetivos educacionais, enfatizando a centralidade da metodologia no processo de ensino aprendizagem. Este projeto torna-se um eixo norteador, pois promove a melhora da metodologia pessoal de cada residente, como também a pratica profissional dos preceptores enquanto educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.