Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E GERAL EM MATEMÁTICA POR INTERMÉDIO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103874
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1418
    "inscrito_id" => 7848
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E GERAL EM MATEMÁTICA POR INTERMÉDIO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelos autores, que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)/Matemática e acompanham as aulas de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, da cidade de Goiânia - Goiás, que inclui um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outro com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste relato é descrever a realidade em que trabalhamos e apresentar o projeto de ensino pensado e construído sob o olhar de Vygotsky e do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Como resultado, mostraremos a contribuição social e formativa deste programa, destacando a aproximação da prática docente e a oportunidade de planejar ações a favor da educação matemática na perspectiva inclusiva. Para isso, descrevemos o cenário em que estamos trabalhando, incluindo a conduta dos alunos, analisadas através das observações feitas em sala e discutidas em equipe."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7848_TB1418_08092023144642.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR ALEXANDRE RAMOS LOURENCO"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthurlourenco@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103874
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1418
    "inscrito_id" => 7848
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E GERAL EM MATEMÁTICA POR INTERMÉDIO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelos autores, que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)/Matemática e acompanham as aulas de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, da cidade de Goiânia - Goiás, que inclui um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outro com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste relato é descrever a realidade em que trabalhamos e apresentar o projeto de ensino pensado e construído sob o olhar de Vygotsky e do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Como resultado, mostraremos a contribuição social e formativa deste programa, destacando a aproximação da prática docente e a oportunidade de planejar ações a favor da educação matemática na perspectiva inclusiva. Para isso, descrevemos o cenário em que estamos trabalhando, incluindo a conduta dos alunos, analisadas através das observações feitas em sala e discutidas em equipe."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7848_TB1418_08092023144642.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR ALEXANDRE RAMOS LOURENCO"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthurlourenco@discente.ufg.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre o projeto que está sendo desenvolvido pelos autores, que fazem parte do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)/Matemática e acompanham as aulas de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, da cidade de Goiânia - Goiás, que inclui um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outro com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo deste relato é descrever a realidade em que trabalhamos e apresentar o projeto de ensino pensado e construído sob o olhar de Vygotsky e do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Como resultado, mostraremos a contribuição social e formativa deste programa, destacando a aproximação da prática docente e a oportunidade de planejar ações a favor da educação matemática na perspectiva inclusiva. Para isso, descrevemos o cenário em que estamos trabalhando, incluindo a conduta dos alunos, analisadas através das observações feitas em sala e discutidas em equipe.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.