Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E CÁLCULO MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104720
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2368
    "inscrito_id" => 7694
    "titulo" => "TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E CÁLCULO MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste trabalho são apresentados os resultados de uma inserção pedagógica numa escola estadual no centro do Rio Grande do Sul. Essa atividade possibilitou trabalhar tópicos de matemática financeira, utilizando o recurso Role-Playing Game, RPG, sobre o viés da interpretação de papéis importantes no desenvolvimento do trabalho. A aplicação desenvolveu-se com alunos de nonos anos do ensino fundamental e proporcionou situações de aprendizagem sobre cálculo mental e tópicos de matemática financeira. Ao final foi disponibilizado um formulário sobre a atividade para verificar a partir da percepção do aluno o que agregou esse trabalho para o conhecimento de cada um deles. Os resultados foram promissores quanto à aprendizagem dos objetos matemáticos tratados e os alunos salientaram que o uso do RPG contribuiu para o interesse com a Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7694_TB2368_15112023192811.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FLORES LEHNHART"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Flores"
    "autor_email" => "lehnhartlucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104720
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2368
    "inscrito_id" => 7694
    "titulo" => "TÓPICOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E CÁLCULO MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Neste trabalho são apresentados os resultados de uma inserção pedagógica numa escola estadual no centro do Rio Grande do Sul. Essa atividade possibilitou trabalhar tópicos de matemática financeira, utilizando o recurso Role-Playing Game, RPG, sobre o viés da interpretação de papéis importantes no desenvolvimento do trabalho. A aplicação desenvolveu-se com alunos de nonos anos do ensino fundamental e proporcionou situações de aprendizagem sobre cálculo mental e tópicos de matemática financeira. Ao final foi disponibilizado um formulário sobre a atividade para verificar a partir da percepção do aluno o que agregou esse trabalho para o conhecimento de cada um deles. Os resultados foram promissores quanto à aprendizagem dos objetos matemáticos tratados e os alunos salientaram que o uso do RPG contribuiu para o interesse com a Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7694_TB2368_15112023192811.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FLORES LEHNHART"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Flores"
    "autor_email" => "lehnhartlucas@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados de uma inserção pedagógica numa escola estadual no centro do Rio Grande do Sul. Essa atividade possibilitou trabalhar tópicos de matemática financeira, utilizando o recurso Role-Playing Game, RPG, sobre o viés da interpretação de papéis importantes no desenvolvimento do trabalho. A aplicação desenvolveu-se com alunos de nonos anos do ensino fundamental e proporcionou situações de aprendizagem sobre cálculo mental e tópicos de matemática financeira. Ao final foi disponibilizado um formulário sobre a atividade para verificar a partir da percepção do aluno o que agregou esse trabalho para o conhecimento de cada um deles. Os resultados foram promissores quanto à aprendizagem dos objetos matemáticos tratados e os alunos salientaram que o uso do RPG contribuiu para o interesse com a Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.