Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DA TÁBUA DE PITÁGORAS E JOGO DOS SEIXOS NO ENSINO DA TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102665
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 1600
    "titulo" => "O USO DA TÁBUA DE PITÁGORAS E JOGO DOS SEIXOS NO ENSINO DA TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO"
    "resumo" => "Para compreender a importância do ensino e aprendizagem da tabuada convém destacar que os conteúdos de matemática são organizados seguindo uma sequência lógica, e a má compreensão de um tópico pode interferir na compreensão dos próximos. Desta forma, quando os discentes não conseguem compreender a tabuada de multiplicação, em sua maioria, apresentam dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos posteriores, os quais exigem a compreensão da tabuada. Assim, a Tábua de Pitágoras e o Jogo dos Seixos se mostram importantes ferramentas de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico e entendimento dos processos que permeiam a operação de multiplicação. No presente trabalho, apresentamos um breve relato sobre nossa experiência na disciplina Estágio Supervisionado II, o qual elaboramos e desenvolvemos uma Oficina de Tabuada de Multiplicação para as turmas de 6º, 8º e 9º anos do Colégio Estadual Zeca Batista. A luz de Nürnberg (2008), Holanda e Costa (2018), Oliveira (2021) e Bigode e Frant (2011), lançamos mão de práticas pedagógicas intencionais, os quais valorizam a tabuada como um produto de um longo processo histórico que envolve diferentes significações de operação de multiplicação, e seu ensino foi permeado de práticas pedagógicas intencionais, de modo que valorizamos a repetição significativa e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ao fim do trabalho, percebemos grande evolução dos alunos no que se diz respeito ao entendimento das diferentes conjecturas presentes na operação de multiplicação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1600_TB17_20112023145813.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AQUINO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Henrique"
    "autor_email" => "pedroohaquino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102665
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 17
    "inscrito_id" => 1600
    "titulo" => "O USO DA TÁBUA DE PITÁGORAS E JOGO DOS SEIXOS NO ENSINO DA TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO"
    "resumo" => "Para compreender a importância do ensino e aprendizagem da tabuada convém destacar que os conteúdos de matemática são organizados seguindo uma sequência lógica, e a má compreensão de um tópico pode interferir na compreensão dos próximos. Desta forma, quando os discentes não conseguem compreender a tabuada de multiplicação, em sua maioria, apresentam dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos posteriores, os quais exigem a compreensão da tabuada. Assim, a Tábua de Pitágoras e o Jogo dos Seixos se mostram importantes ferramentas de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico e entendimento dos processos que permeiam a operação de multiplicação. No presente trabalho, apresentamos um breve relato sobre nossa experiência na disciplina Estágio Supervisionado II, o qual elaboramos e desenvolvemos uma Oficina de Tabuada de Multiplicação para as turmas de 6º, 8º e 9º anos do Colégio Estadual Zeca Batista. A luz de Nürnberg (2008), Holanda e Costa (2018), Oliveira (2021) e Bigode e Frant (2011), lançamos mão de práticas pedagógicas intencionais, os quais valorizam a tabuada como um produto de um longo processo histórico que envolve diferentes significações de operação de multiplicação, e seu ensino foi permeado de práticas pedagógicas intencionais, de modo que valorizamos a repetição significativa e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ao fim do trabalho, percebemos grande evolução dos alunos no que se diz respeito ao entendimento das diferentes conjecturas presentes na operação de multiplicação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1600_TB17_20112023145813.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE AQUINO DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Pedro Henrique"
    "autor_email" => "pedroohaquino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Para compreender a importância do ensino e aprendizagem da tabuada convém destacar que os conteúdos de matemática são organizados seguindo uma sequência lógica, e a má compreensão de um tópico pode interferir na compreensão dos próximos. Desta forma, quando os discentes não conseguem compreender a tabuada de multiplicação, em sua maioria, apresentam dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos posteriores, os quais exigem a compreensão da tabuada. Assim, a Tábua de Pitágoras e o Jogo dos Seixos se mostram importantes ferramentas de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico e entendimento dos processos que permeiam a operação de multiplicação. No presente trabalho, apresentamos um breve relato sobre nossa experiência na disciplina Estágio Supervisionado II, o qual elaboramos e desenvolvemos uma Oficina de Tabuada de Multiplicação para as turmas de 6º, 8º e 9º anos do Colégio Estadual Zeca Batista. A luz de Nürnberg (2008), Holanda e Costa (2018), Oliveira (2021) e Bigode e Frant (2011), lançamos mão de práticas pedagógicas intencionais, os quais valorizam a tabuada como um produto de um longo processo histórico que envolve diferentes significações de operação de multiplicação, e seu ensino foi permeado de práticas pedagógicas intencionais, de modo que valorizamos a repetição significativa e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ao fim do trabalho, percebemos grande evolução dos alunos no que se diz respeito ao entendimento das diferentes conjecturas presentes na operação de multiplicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.