Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: USO DE ATIVIDADES DINÂMICAS PARA MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103612
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1114
    "inscrito_id" => 7490
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: USO DE ATIVIDADES DINÂMICAS PARA MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o relato referente à experiência adquirida durante a vivência prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE). As atividades desenvolvidas, ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Dias, em turmas do 1.º ano do ensino médio. Foi utilizado como meio de intervenção pedagógica o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), empregando atividades dinâmicas. Essas experiências possibilitaram perceber diferentes reflexões acerca da prática docente, oportunizando a aproximação do graduando com a educação básica, entendendo melhor o processo educacional e a preparação para a futura atuação enquanto professor."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7490_TB1114_31082023213053.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIO GABRIEL PESSOA SOUZA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marcio.gabriel@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103612
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1114
    "inscrito_id" => 7490
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID: USO DE ATIVIDADES DINÂMICAS PARA MAIOR INTERAÇÃO DOS ALUNOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o relato referente à experiência adquirida durante a vivência prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE). As atividades desenvolvidas, ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Dias, em turmas do 1.º ano do ensino médio. Foi utilizado como meio de intervenção pedagógica o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), empregando atividades dinâmicas. Essas experiências possibilitaram perceber diferentes reflexões acerca da prática docente, oportunizando a aproximação do graduando com a educação básica, entendendo melhor o processo educacional e a preparação para a futura atuação enquanto professor."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7490_TB1114_31082023213053.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIO GABRIEL PESSOA SOUZA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIO"
    "autor_email" => "marcio.gabriel@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato referente à experiência adquirida durante a vivência prática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE). As atividades desenvolvidas, ocorreram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Henrique Dias, em turmas do 1.º ano do ensino médio. Foi utilizado como meio de intervenção pedagógica o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), empregando atividades dinâmicas. Essas experiências possibilitaram perceber diferentes reflexões acerca da prática docente, oportunizando a aproximação do graduando com a educação básica, entendendo melhor o processo educacional e a preparação para a futura atuação enquanto professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.