Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁXIS EDUCATIVA E CULTURA CORPORAL: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA COMO FORMAÇÃO INTEGRADA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105298
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3037
    "inscrito_id" => 9532
    "titulo" => "PRÁXIS EDUCATIVA E CULTURA CORPORAL: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA COMO FORMAÇÃO INTEGRADA NO PIBID"
    "resumo" => "Este relato de experiência trata sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o subprojeto de Educação Física e Pedagogia, intitulado "Práxis educativa e cultura corporal: formação humana, trabalho docente e fortalecimento da relação Universidade-Escola pública". Esse subprojeto é desenvolvido na Universidade Federal do Pará, em colaboração com a Escola de Aplicação (EAUFPA) da mesma instituição. Seu principal objetivo é proporcionar experiências críticas que auxiliem os alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física a construírem sua identidade docente. Isso é feito através da integração da teoria com a prática, envolvendo o trabalho docente nas escolas públicas da Amazônia paraense. O subprojeto baseia-se nas ideias de Paulo Freire e na abordagem crítico-superadora como referências formativas para a constituição da práxis educativa. Enfatiza o diálogo entre a prática educativa, a cultura corporal, a formação humana, o trabalho docente e a relação entre a universidade e a escola pública. Essa iniciativa visa construir um projeto de formação com foco no trabalho educativo como um princípio dialógico e formativo. O relato busca compartilhar a construção coletiva que está ocorrendo no núcleo Educação Física e Pedagogia, apresentando alguns aspectos da experiência de formação inicial por meio do PIBID integrado. Esse programa demonstra um compromisso com a promoção de uma formação docente mais abrangente e engajada, que aborda as complexidades e desafios da educação na região da Amazônia paraense."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9532_TB3037_16112023154901.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA CHRISTINA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "wanessa.silva@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105298
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 3037
    "inscrito_id" => 9532
    "titulo" => "PRÁXIS EDUCATIVA E CULTURA CORPORAL: A EDUCAÇÃO FÍSICA E A PEDAGOGIA COMO FORMAÇÃO INTEGRADA NO PIBID"
    "resumo" => "Este relato de experiência trata sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o subprojeto de Educação Física e Pedagogia, intitulado "Práxis educativa e cultura corporal: formação humana, trabalho docente e fortalecimento da relação Universidade-Escola pública". Esse subprojeto é desenvolvido na Universidade Federal do Pará, em colaboração com a Escola de Aplicação (EAUFPA) da mesma instituição. Seu principal objetivo é proporcionar experiências críticas que auxiliem os alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física a construírem sua identidade docente. Isso é feito através da integração da teoria com a prática, envolvendo o trabalho docente nas escolas públicas da Amazônia paraense. O subprojeto baseia-se nas ideias de Paulo Freire e na abordagem crítico-superadora como referências formativas para a constituição da práxis educativa. Enfatiza o diálogo entre a prática educativa, a cultura corporal, a formação humana, o trabalho docente e a relação entre a universidade e a escola pública. Essa iniciativa visa construir um projeto de formação com foco no trabalho educativo como um princípio dialógico e formativo. O relato busca compartilhar a construção coletiva que está ocorrendo no núcleo Educação Física e Pedagogia, apresentando alguns aspectos da experiência de formação inicial por meio do PIBID integrado. Esse programa demonstra um compromisso com a promoção de uma formação docente mais abrangente e engajada, que aborda as complexidades e desafios da educação na região da Amazônia paraense."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9532_TB3037_16112023154901.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANESSA CHRISTINA COELHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANESSA"
    "autor_email" => "wanessa.silva@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência trata sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente o subprojeto de Educação Física e Pedagogia, intitulado "Práxis educativa e cultura corporal: formação humana, trabalho docente e fortalecimento da relação Universidade-Escola pública". Esse subprojeto é desenvolvido na Universidade Federal do Pará, em colaboração com a Escola de Aplicação (EAUFPA) da mesma instituição. Seu principal objetivo é proporcionar experiências críticas que auxiliem os alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física a construírem sua identidade docente. Isso é feito através da integração da teoria com a prática, envolvendo o trabalho docente nas escolas públicas da Amazônia paraense. O subprojeto baseia-se nas ideias de Paulo Freire e na abordagem crítico-superadora como referências formativas para a constituição da práxis educativa. Enfatiza o diálogo entre a prática educativa, a cultura corporal, a formação humana, o trabalho docente e a relação entre a universidade e a escola pública. Essa iniciativa visa construir um projeto de formação com foco no trabalho educativo como um princípio dialógico e formativo. O relato busca compartilhar a construção coletiva que está ocorrendo no núcleo Educação Física e Pedagogia, apresentando alguns aspectos da experiência de formação inicial por meio do PIBID integrado. Esse programa demonstra um compromisso com a promoção de uma formação docente mais abrangente e engajada, que aborda as complexidades e desafios da educação na região da Amazônia paraense.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.