Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LEITURA CRÍTICA ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID/HISTÓRIA/CERES/UFRN

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103429
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 968
    "titulo" => "LEITURA CRÍTICA ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID/HISTÓRIA/CERES/UFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a aplicação da leitura crítica de elementos iconográficos como ferramenta didática e acessória do ensino de História nas turmas do 9º ano da Escola Estadual Zuza Januário - Caicó/RN, espaço onde o PIBID desenvolve suas atividades. O desafio está sendo observar os resultados que a estratégia didática demonstrou após o período de aplicação. Metodologicamente, os pibidianos se basearam na proposta pedagógica do Livro Didático utilizado em sala de aula que associa as imagens aos conteúdos ministrados nos encontros quinzenais da escola parceira do PIBID/Ceres/UFRN, em que, através de avaliações formativas e corretivas, foram aplicados exercícios de leitura crítica e identificação semiótica aos alunos. No livro didático “Inspire História” cita-se como exemplo: as imagens das propagandas nacionalistas/pró-guerra do início do século XX e o fotojornalismo Republicano brasileiro. Espera-se com essa abordagem ainda em andamento, estimular a criticidade do aluno em relação às linguagens não-verbais de seu cotidiano, além de uma capacidade problematizante das mídias visuais contemporâneas. Portanto, realizar uma leitura crítica dos produtos iconográficos que caracterizam a sociedade é uma habilidade indispensável para o aluno e cidadão que se pretende consciente de seu papel histórico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID968_TB880_31082023135446.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELLE PINTO DELFINO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "a.gabrielle.pd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103429
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 880
    "inscrito_id" => 968
    "titulo" => "LEITURA CRÍTICA ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID/HISTÓRIA/CERES/UFRN"
    "resumo" => "O presente trabalho discute a aplicação da leitura crítica de elementos iconográficos como ferramenta didática e acessória do ensino de História nas turmas do 9º ano da Escola Estadual Zuza Januário - Caicó/RN, espaço onde o PIBID desenvolve suas atividades. O desafio está sendo observar os resultados que a estratégia didática demonstrou após o período de aplicação. Metodologicamente, os pibidianos se basearam na proposta pedagógica do Livro Didático utilizado em sala de aula que associa as imagens aos conteúdos ministrados nos encontros quinzenais da escola parceira do PIBID/Ceres/UFRN, em que, através de avaliações formativas e corretivas, foram aplicados exercícios de leitura crítica e identificação semiótica aos alunos. No livro didático “Inspire História” cita-se como exemplo: as imagens das propagandas nacionalistas/pró-guerra do início do século XX e o fotojornalismo Republicano brasileiro. Espera-se com essa abordagem ainda em andamento, estimular a criticidade do aluno em relação às linguagens não-verbais de seu cotidiano, além de uma capacidade problematizante das mídias visuais contemporâneas. Portanto, realizar uma leitura crítica dos produtos iconográficos que caracterizam a sociedade é uma habilidade indispensável para o aluno e cidadão que se pretende consciente de seu papel histórico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID968_TB880_31082023135446.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GABRIELLE PINTO DELFINO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "a.gabrielle.pd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho discute a aplicação da leitura crítica de elementos iconográficos como ferramenta didática e acessória do ensino de História nas turmas do 9º ano da Escola Estadual Zuza Januário - Caicó/RN, espaço onde o PIBID desenvolve suas atividades. O desafio está sendo observar os resultados que a estratégia didática demonstrou após o período de aplicação. Metodologicamente, os pibidianos se basearam na proposta pedagógica do Livro Didático utilizado em sala de aula que associa as imagens aos conteúdos ministrados nos encontros quinzenais da escola parceira do PIBID/Ceres/UFRN, em que, através de avaliações formativas e corretivas, foram aplicados exercícios de leitura crítica e identificação semiótica aos alunos. No livro didático “Inspire História” cita-se como exemplo: as imagens das propagandas nacionalistas/pró-guerra do início do século XX e o fotojornalismo Republicano brasileiro. Espera-se com essa abordagem ainda em andamento, estimular a criticidade do aluno em relação às linguagens não-verbais de seu cotidiano, além de uma capacidade problematizante das mídias visuais contemporâneas. Portanto, realizar uma leitura crítica dos produtos iconográficos que caracterizam a sociedade é uma habilidade indispensável para o aluno e cidadão que se pretende consciente de seu papel histórico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.