Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NÃO À VIOLÊNCIA VERBAL: O ARTIGO DE OPINIÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104113
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1697
    "inscrito_id" => 1188
    "titulo" => "NÃO À VIOLÊNCIA VERBAL: O ARTIGO DE OPINIÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta ações desenvolvidas no subprojeto de língua portuguesa PIBID-UERN a partir da abordagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião. É um gênero que pertence a ordem do argumentar e consiste em analisar, avaliar e responder a uma questão controversa. A proposta tem como objetivo ampliar a competência argumentativa de alunos do ensino fundamental por meio da discussão de temas polêmicos que geram conflitos no ambiente escolar. A base teórica advém de estudos de Koch e Elias (2016); Antunes (2016); Marcuschi (2008), entre outros. No tocante às questões relativas ao ensino, foram observados os documentos oficiais para a educação básica: PCN (Brasil, 1997) e BNCC (Brasil, 2018). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (Severino, 2013), de caráter descritivo-explicativo (Gil, 2002). Os resultados parciais atestam que o debate sobre os temas de relevância social contribui para dirimir a violência verbal na sala de aula proporcionando uma cultura da paz por meio do exercício consciente e reflexivo da cidadania."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1188_TB1697_02102023212959.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "raissapereira@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104113
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1697
    "inscrito_id" => 1188
    "titulo" => "NÃO À VIOLÊNCIA VERBAL: O ARTIGO DE OPINIÃO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta ações desenvolvidas no subprojeto de língua portuguesa PIBID-UERN a partir da abordagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião. É um gênero que pertence a ordem do argumentar e consiste em analisar, avaliar e responder a uma questão controversa. A proposta tem como objetivo ampliar a competência argumentativa de alunos do ensino fundamental por meio da discussão de temas polêmicos que geram conflitos no ambiente escolar. A base teórica advém de estudos de Koch e Elias (2016); Antunes (2016); Marcuschi (2008), entre outros. No tocante às questões relativas ao ensino, foram observados os documentos oficiais para a educação básica: PCN (Brasil, 1997) e BNCC (Brasil, 2018). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (Severino, 2013), de caráter descritivo-explicativo (Gil, 2002). Os resultados parciais atestam que o debate sobre os temas de relevância social contribui para dirimir a violência verbal na sala de aula proporcionando uma cultura da paz por meio do exercício consciente e reflexivo da cidadania."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1188_TB1697_02102023212959.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "raissapereira@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo apresenta ações desenvolvidas no subprojeto de língua portuguesa PIBID-UERN a partir da abordagem da produção textual escrita do gênero artigo de opinião. É um gênero que pertence a ordem do argumentar e consiste em analisar, avaliar e responder a uma questão controversa. A proposta tem como objetivo ampliar a competência argumentativa de alunos do ensino fundamental por meio da discussão de temas polêmicos que geram conflitos no ambiente escolar. A base teórica advém de estudos de Koch e Elias (2016); Antunes (2016); Marcuschi (2008), entre outros. No tocante às questões relativas ao ensino, foram observados os documentos oficiais para a educação básica: PCN (Brasil, 1997) e BNCC (Brasil, 2018). Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa (Severino, 2013), de caráter descritivo-explicativo (Gil, 2002). Os resultados parciais atestam que o debate sobre os temas de relevância social contribui para dirimir a violência verbal na sala de aula proporcionando uma cultura da paz por meio do exercício consciente e reflexivo da cidadania.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.