Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103760
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1285
    "inscrito_id" => 5721
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5721_TB1285_20112023112629.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELOISA"
    "autor_email" => "ra116875@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103760
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1285
    "inscrito_id" => 5721
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5721_TB1285_20112023112629.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA PEREIRA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HELOISA"
    "autor_email" => "ra116875@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O resumo apresentado refere-se a um recorte de uma pesquisa sobre a relevância das avaliações diagnósticas no processo de alfabetização, motivada pela experiência vivenciada no grupo de estudos do Programa Residência Pedagógica - PRP, desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Regional de Cianorte/PR, em uma turma de 2º ano do Ensino fundamental, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jardim Aeroporto, também localizada no município de Cianorte/PR. Para a realização do estudo proposto, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, que se deu pela análise e leitura de obras “Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever” de Soares (2020), e os artigos “Sondagem descomplicada: sistema de informação aplicado à alfabetização” de Borges; Oliveira e Pires (2016), “As práticas de sondagens sob a ótica de Emília Ferreiro e Ana Teberosky presente na obra Psicogênese da língua escrita” de Paula (2022), “Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita” de Fernandes (2012). Foi utilizado também a análise de documentos utilizados nas avaliações diagnósticas realizadas na referida escola. Diante da análise dessas avaliações, foi possível compreender o sistema de avaliação, sua relevância e o impacto que ele tem na aprendizagem dos alunos, principalmente no Ciclo de Alfabetização, fase em que a criança se apropria do Sistema de Escrita Alfabético - SEA, e as ações que os professores devem buscar a partir do resultado das sondagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.