Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103331
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 764
    "inscrito_id" => 2087
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "As histórias em quadrinhos constituem uma linguagem muito atrativa aos jovens da atualidade, principalmente considerando o nicho dos super-heróis. Elas permitem exercitar o imaginário do aluno, considerando diferentes espaços. Por meio da experiência vivenciada no PIBID foi possível identificar a dificuldade dos alunos nas aulas de Geografia, no que tange a compreensão de espaço geográfico e de recortes espaciais, assim como a dificuldade na leitura e interpretação de textos. Nesse contexto, foi fundado o clube de leitura "Leitores do Amanhã", que visa trabalhar a concepção de espaço geográfico por meio de HQs, estimulando para além do hábito de leitura, a compreensão do espaço geográfico e o pensamento crítico. Os relatos dos alunos permitem afirmar que houve uma identificação dos mesmos com os personagens das HQs, um maior interesse na compreensão dos fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes espaços e a concepção de espaço geográfico. A iniciativa trouxe maior participação dos alunos nas aulas de Geografia e pretende-se expandir o alcance do clube de leitura. O uso das HQs como recurso interdisciplinar pode ser um recurso didático valioso para promover a compreensão do espaço geográfico de forma criativa, envolvente e significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2087_TB764_20112023101717.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Pereira"
    "autor_email" => "mathpereira222@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103331
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 764
    "inscrito_id" => 2087
    "titulo" => "O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO"
    "resumo" => "As histórias em quadrinhos constituem uma linguagem muito atrativa aos jovens da atualidade, principalmente considerando o nicho dos super-heróis. Elas permitem exercitar o imaginário do aluno, considerando diferentes espaços. Por meio da experiência vivenciada no PIBID foi possível identificar a dificuldade dos alunos nas aulas de Geografia, no que tange a compreensão de espaço geográfico e de recortes espaciais, assim como a dificuldade na leitura e interpretação de textos. Nesse contexto, foi fundado o clube de leitura "Leitores do Amanhã", que visa trabalhar a concepção de espaço geográfico por meio de HQs, estimulando para além do hábito de leitura, a compreensão do espaço geográfico e o pensamento crítico. Os relatos dos alunos permitem afirmar que houve uma identificação dos mesmos com os personagens das HQs, um maior interesse na compreensão dos fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes espaços e a concepção de espaço geográfico. A iniciativa trouxe maior participação dos alunos nas aulas de Geografia e pretende-se expandir o alcance do clube de leitura. O uso das HQs como recurso interdisciplinar pode ser um recurso didático valioso para promover a compreensão do espaço geográfico de forma criativa, envolvente e significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2087_TB764_20112023101717.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS PEREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Pereira"
    "autor_email" => "mathpereira222@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As histórias em quadrinhos constituem uma linguagem muito atrativa aos jovens da atualidade, principalmente considerando o nicho dos super-heróis. Elas permitem exercitar o imaginário do aluno, considerando diferentes espaços. Por meio da experiência vivenciada no PIBID foi possível identificar a dificuldade dos alunos nas aulas de Geografia, no que tange a compreensão de espaço geográfico e de recortes espaciais, assim como a dificuldade na leitura e interpretação de textos. Nesse contexto, foi fundado o clube de leitura "Leitores do Amanhã", que visa trabalhar a concepção de espaço geográfico por meio de HQs, estimulando para além do hábito de leitura, a compreensão do espaço geográfico e o pensamento crítico. Os relatos dos alunos permitem afirmar que houve uma identificação dos mesmos com os personagens das HQs, um maior interesse na compreensão dos fenômenos geográficos que ocorrem em diferentes espaços e a concepção de espaço geográfico. A iniciativa trouxe maior participação dos alunos nas aulas de Geografia e pretende-se expandir o alcance do clube de leitura. O uso das HQs como recurso interdisciplinar pode ser um recurso didático valioso para promover a compreensão do espaço geográfico de forma criativa, envolvente e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.