Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103206
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 5468
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo apresentar um recorte do relato de experiência das atividades realizadas com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Cianorte, Paraná. Tais atividades fazem parte do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante o período de regência utilizou-se uma adaptação do jogo Lince como ferramenta de apoio à alfabetização. Nesse sentido, o texto em questão versa sobre a importância dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização como um todo. Por meio dos estudos teóricos, relacionados à observação e aplicação prática em sala de aula, foi possível analisar o desenvolvimento dos infantes perante as atividades realizadas. Compreende-se que, a utilização de jogos no ambiente escolar, quando há planejamento e intencionalidade pedagógica, estimulam diversas habilidades necessárias no processo de aprendizagem infantil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5468_TB618_20112023002851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA CARLA PRESENÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dani Presença"
    "autor_email" => "ra117766@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103206
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 618
    "inscrito_id" => 5468
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PEDAGÓGICOS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente resumo tem como objetivo apresentar um recorte do relato de experiência das atividades realizadas com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Cianorte, Paraná. Tais atividades fazem parte do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante o período de regência utilizou-se uma adaptação do jogo Lince como ferramenta de apoio à alfabetização. Nesse sentido, o texto em questão versa sobre a importância dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização como um todo. Por meio dos estudos teóricos, relacionados à observação e aplicação prática em sala de aula, foi possível analisar o desenvolvimento dos infantes perante as atividades realizadas. Compreende-se que, a utilização de jogos no ambiente escolar, quando há planejamento e intencionalidade pedagógica, estimulam diversas habilidades necessárias no processo de aprendizagem infantil."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5468_TB618_20112023002851.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA CARLA PRESENÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Dani Presença"
    "autor_email" => "ra117766@uem.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente resumo tem como objetivo apresentar um recorte do relato de experiência das atividades realizadas com uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal localizada em Cianorte, Paraná. Tais atividades fazem parte do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Cianorte, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Durante o período de regência utilizou-se uma adaptação do jogo Lince como ferramenta de apoio à alfabetização. Nesse sentido, o texto em questão versa sobre a importância dos jogos pedagógicos para o processo de alfabetização como um todo. Por meio dos estudos teóricos, relacionados à observação e aplicação prática em sala de aula, foi possível analisar o desenvolvimento dos infantes perante as atividades realizadas. Compreende-se que, a utilização de jogos no ambiente escolar, quando há planejamento e intencionalidade pedagógica, estimulam diversas habilidades necessárias no processo de aprendizagem infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.