Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS CLASSES MULTISSERIADAS: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102971
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1946
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS CLASSES MULTISSERIADAS: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo titulado “A formação de professores que atuam nas classes multisseriadas: um olhar para os desafios e possibilidades a partir da experiência do PIBID na escola pública” tem como objetivo geral: compreender a formação de professores que atuam em classes multisseriadas, tendo como objetivos específicos: analisar a realidade dessas escolas; identificar a metodologia dos professores e apresentar possibilidades que podem auxiliar a prática pedagógica. O problema de pesquisa surge a partir da pergunta: Quais os desafios e as possibilidades que os professores das classes multisseriadas enfrentam no cotidiano escolar? Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com os principais autores: Hage (2005, 2008); Santos (2015); Martins e Morais (2021). Em seguida, uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativo, em que houve a participação da professora de uma escola multisseriada, na zona rural do município de Igarapé-Açu/PA, tendo a entrevista não estruturada para a de coletar os dados. Em suma, foi possível concluir por meio das análises dos dados, que há uma grande ausência de formação continuada para os professores que trabalham no âmbito da multissérie, o que faz com que essa formação seja feita pelos próprios docentes, tendo uma luta diária por buscas de estratégias metodológicas que possam aperfeiçoar a sua prática pedagógica, atendendo às necessidades dos alunos"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1946_TB351_20112023214959.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE MEDEIROS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE"
    "autor_email" => "adrianemedeirosdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102971
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1946
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS CLASSES MULTISSERIADAS: UM OLHAR PARA OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Este artigo titulado “A formação de professores que atuam nas classes multisseriadas: um olhar para os desafios e possibilidades a partir da experiência do PIBID na escola pública” tem como objetivo geral: compreender a formação de professores que atuam em classes multisseriadas, tendo como objetivos específicos: analisar a realidade dessas escolas; identificar a metodologia dos professores e apresentar possibilidades que podem auxiliar a prática pedagógica. O problema de pesquisa surge a partir da pergunta: Quais os desafios e as possibilidades que os professores das classes multisseriadas enfrentam no cotidiano escolar? Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com os principais autores: Hage (2005, 2008); Santos (2015); Martins e Morais (2021). Em seguida, uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativo, em que houve a participação da professora de uma escola multisseriada, na zona rural do município de Igarapé-Açu/PA, tendo a entrevista não estruturada para a de coletar os dados. Em suma, foi possível concluir por meio das análises dos dados, que há uma grande ausência de formação continuada para os professores que trabalham no âmbito da multissérie, o que faz com que essa formação seja feita pelos próprios docentes, tendo uma luta diária por buscas de estratégias metodológicas que possam aperfeiçoar a sua prática pedagógica, atendendo às necessidades dos alunos"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1946_TB351_20112023214959.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE MEDEIROS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE"
    "autor_email" => "adrianemedeirosdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo titulado “A formação de professores que atuam nas classes multisseriadas: um olhar para os desafios e possibilidades a partir da experiência do PIBID na escola pública” tem como objetivo geral: compreender a formação de professores que atuam em classes multisseriadas, tendo como objetivos específicos: analisar a realidade dessas escolas; identificar a metodologia dos professores e apresentar possibilidades que podem auxiliar a prática pedagógica. O problema de pesquisa surge a partir da pergunta: Quais os desafios e as possibilidades que os professores das classes multisseriadas enfrentam no cotidiano escolar? Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica com os principais autores: Hage (2005, 2008); Santos (2015); Martins e Morais (2021). Em seguida, uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativo, em que houve a participação da professora de uma escola multisseriada, na zona rural do município de Igarapé-Açu/PA, tendo a entrevista não estruturada para a de coletar os dados. Em suma, foi possível concluir por meio das análises dos dados, que há uma grande ausência de formação continuada para os professores que trabalham no âmbito da multissérie, o que faz com que essa formação seja feita pelos próprios docentes, tendo uma luta diária por buscas de estratégias metodológicas que possam aperfeiçoar a sua prática pedagógica, atendendo às necessidades dos alunos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.